Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente eleito do México propôs a Donald Trump uma nova relação com os Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Obrador venceu as eleições presidenciais com 53% dos votos. (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, revelou no domingo (22) o conteúdo de uma carta enviada ao presidente americano Donald Trump com propostas para resolver problemas de migração, segurança e comércio que têm tensionado consideravelmente as relações entre os países vizinhos.

Obrador, que venceu as eleições presidenciais com 53% dos votos e será empossado em dezembro, assegurou que a carta foi enviada a Trump por uma delegação de altos funcionários do governo americano que lhe visitou na Cidade do México no dia 13 de julho.

López Obrador decidiu tornar a mensagem pública “para que todos os mexicanos conheçam nossa postura na nova relação que queremos” com os Estados Unidos.

Em entrevista coletiva, López Obrador defendeu um ambiente de “respeito, amizade e centrado na cooperação para o desenvolvimento”.

O objetivo, segundo ele, é “chegar a acordos” para resolver os grandes problemas binacionais, como “o comércio, a migração, o desenvolvimento e a segurança” fronteiriça, disse López Obrador em sua carta, na qual pede ao magnata americano um “esforço por concluir a renegociação” do Nafta, a fim de evitar “prolongar a incerteza” econômica.

“Está tudo pronto para iniciar uma nova etapa na relação”, conclui a carta, lida aos jornalistas pelo futuro chanceler, Marcelo Ebrard.

Trump e López Obrador já conversaram

Os dois líderes tiveram uma conversa por telefone no início deste mês, o que foi comemorado tanto por Washington quanto pela Cidade do México.

“Acho que a relação vai ser muito boa. Tivemos uma ótima conserva. Acho que vai tentar nos ajudar com a fronteira”, acrescentou, em meio à tensão criada pela dura posição de Washington em relação aos imigrantes ilegais.

No Twitter, o presidente eleito do México confirmou o telefonema, que disse ter durado meia hora, e reiterou que eles conversaram sobre imigração.

“Recebi um telefonema de Donald Trump e conversamos durante meia hora. Propus a ele explorar um acordo integral de projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México e, com isso, reduzam a migração e melhorem a segurança. Houve tratamento respeitoso e nossos representantes irão conversar”, escreveu.

Trump sinaliza positivamente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira durante um evento em Washington que o governo dele está negociando com o México “algo dramático” em relação ao comércio entre os dois países.

Na semana passada, em evento com parlamentares, Trump disse que o processo de renegociação do Nafta (Tratado do Livre-Comércio da América do Norte) tem andando bem, mas que agradava mais a ele que houvesse um acordo bilateral. Os membros da equipe do presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, sinalizaram que estão dispostos a conversar sobre o tema com o governo americano.

No evento desta segunda, que abre a semana “Made in America”, Trump declarou também que na quarta-feira vai tratar com a União Europeia sobre a questão da compra de carros do continente, quando ele vai receber com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Neste contexto, Trump voltou a defender a sua política protecionista. “Vamos fazer com que a indústria americana seja grande como ela jamais foi”, afirmou. “Os líderes americanos antes de mim não fizeram nada. Estamos colocando os traidores comerciais onde eles devem ficar: ninguém vai tirar proveito dos EUA mais.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ex-diretores da Odebrecht explicam ao Tribunal Superior Eleitoral como funcionava relação com políticos
Uma onda de calor deixou ao menos 77 mortos no Japão. Teve cidade que registrou 41,1ºC, recorde no país
https://www.osul.com.br/o-presidente-eleito-do-mexico-propos-a-donald-trump-uma-nova-relacao-com-os-estados-unidos/ O presidente eleito do México propôs a Donald Trump uma nova relação com os Estados Unidos 2018-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar