Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro sobrevoou a área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho e disse: “Difícil não se emocionar”

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro voltou a Brasília após sobrevoar a região. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Após sobrevoar a região atingida pelos rejeitos de uma barragem da mineradora Vale que se rompeu em Brumadinho (MG), o presidente Jair Bolsonaro disse que vai trabalhar para atender às vítimas, cobrar pelos danos causados e evitar novas tragédias.

“Faremos o que estiver ao nosso alcance para atender as vítimas, minimizar danos, apurar os fatos, cobrar justiça e prevenir novas tragédias como a de Mariana e Brumadinho”, escreveu o presidente no Twitter. “Para o bem dos brasileiros e do meio ambiente.” Bolsonaro voltou para Brasília depois do sobrevoo. “Difícil ficar diante de todo esse cenário e não se emocionar”, afirmou.

O presidente também participou, na manhã deste sábado, de uma reunião de trabalho com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ministros e representantes da Vale. No encontro foram debatidas medidas de ajuda às vítimas do rompimento da barragem da Mina do Feijão.

Romeu Zema, disse que mantém a esperança de encontrar sobreviventes após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho. “Vamos fazer o possível e o impossível para isso”, destacou, por meio de seu perfil na rede social Twitter.

Zema sobrevoou mais cedo a área atingida pelos rejeitos da barragem, acompanhado do presidente Jair Bolsonaro. Ainda no Twitter, o governador agradeceu a solidariedade e a ajuda ao povo mineiro e disse que todas as providências em relação à tragédia serão tomadas.

A tragédia

O rompimento da barragem de rejeitos B1 ocorreu no início da tarde de sexta-feira (25), na Mina Córrego do Feijão. A quantidade de rejeito acumulada na estrutura fez com que uma outra barragem transbordasse. A lama atingiu uma área administrativa da companhia e parte da comunidade de Vila Ferteco.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais registrou, até o início da madrugada de sábado, nove mortes após o rompimento da barragem. O último balanço da corporação aponta ainda o resgate de nove pessoas com vida da lama de rejeitos e de cerca de 100 pessoas que estavam ilhadas. Os números, porém, subiram ao longo do sábado.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que as famílias de pessoas desaparecidas após o rompimento da barragem em Brumadinho devem procurar a Academia de Polícia Civil, localizada na Rua Oscar Negrão de Lima, 200, Nova Gameleira, em Belo Horizonte.

No local, segundo a corporação, será feita a triagem para o IML (Instituto Médico Legal). Os parentes devem apresentar nome, data de nascimento, idade, CPF, carteira de identidade e foto da pessoa desaparecida. Devem ser informados também nome completo e telefone para contato.

Ainda de acordo com a Polícia Civil do Estado, durante o período noturno, o suporte às famílias ocorrerá no auditório do primeiro andar. No local, estão sendo arrecadadas doações às vítimas da tragédia em Brumadinho – incluindo água potável, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza. Dúvidas podem ser enviadas à corporação pelo e-mail dvibrumadinho@gmail.com.

Desaparecidos

A mineradora divulgou, na manhã deste sábado (26), uma lista com o nome de pessoas que não fizeram contato desde o rompimento da barragem. Mais de 400 pessoas, entre funcionários do quadro e terceirizados, integram o levantamento da mineradora.

De acordo com a empresa, a lista está sendo atualizada constantemente, conforme as pessoas são localizadas. “Se o seu nome está na lista, favor entrar em contato com a nossa ouvidoria para comunicar”, destacou a mineradora. O telefone destinado ao atendimento é 0800 821 500.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministro do Superior Tribunal de Justiça quer informações sobre o estado de saúde do médium João de Deus antes de decidir sobre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica
Porto Alegre tem ponto de coleta de doações para Brumadinho
https://www.osul.com.br/o-presidente-jair-bolsonaro-sobrevoou-a-regiao-de-brumadinho-e-disse-que-vai-atuar-para-evitar-novas-tragedias/ Bolsonaro sobrevoou a área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho e disse: “Difícil não se emocionar” 2019-01-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar