Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O presídio de Canoas instalará bloqueadores de celular em 10 dias

Compartilhe esta notícia:

Equipamentos vão custar R$ 122 mil ao mês. (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

Os bloqueadores de sinal de telefonia celular do Complexo Penitenciário de Canoas começarão a ser instalados no dia 2 de abril. A informação foi passada ao secretário Cezar Schirmer na sexta-feira (23) pela Força-Tarefa de Engenharia prisional, coordenada pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), com participação de técnicos da SOP (Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação) e da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários).

A licitação para o aluguel dos bloqueadores foi vencida pela empresa Coringa Sistemas Inteligentes de Segurança e custará, ao mês, R$ 122 mil. O contrato possui duração de 12 meses, passíveis de prorrogação. A instalação dos equipamentos faz parte das contrapartidas do Estado presentes no acordo de cooperação mútua, que prevê gestão compartilhada das casas prisionais pertencentes ao complexo de Canoas.

Schirmer destacou o empenho da força-tarefa no processo, essencial para que as unidades prisionais mantenham o padrão de tratamento penal e segurança idealizados no projeto. “A previsão inicial era que levaríamos mais 30 dias para iniciar a instalação. Felizmente, conseguimos dar celeridade aos trâmites e promoveremos o ingresso da maioria dos novos detentos já com o bloqueio de sinal de telefonia móvel”, assegurou.

Pelo contrato, a empresa será responsável pelos recursos logísticos, tecnológicos e de infraestrutura necessários ao perfeito funcionamento do serviço. O aluguel dos bloqueadores prevê instalação, ativação, configuração, manutenção preventiva e corretiva, suporte técnico, operação remota via software, atualizações tecnológicas do sistema e treinamento de servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários.

O processo de estudo da área para definir a quantidade de torres necessárias para garantir o isolamento do perímetro já está em andamento. Todas as ações levarão em consideração o impacto na vizinhança, no sentido de evitar potenciais bloqueios de sinal em residências próximas ao complexo penitenciário.

Visita de ministro

Também na sexta-feira (23) o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer e o superintendente da Susepe, Angelo Carneiro , acompanhados do diretor da  Pecan I (Penitenciária de Canoas 1), Marcelo Martinelli , receberam a visita do ministro da Secretaria Geral do Governo, Carlos Marun.

O ministro Marum conheceu as dependências da penitenciária oe o seu funcionamento, tais como o setor de saúde prisional, as celas, as salas de revista e monitoramento. Na oportunidade, o ministro teve acesso aos kits fornecidos aos presos que ingressam na Pecan I.

As autoridades falaram sobre a burocracia para a liberação das verbas, autorização para construção dos novos presídios, além de outras demandas prisionais.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, o promotor de Justiça Luciano Vaccaro e a comitiva do ministro também acompanharam a visita à penitenciária.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

BR-290 volta a ter obras de melhorias neste domingo
Michel Temer tem reuniões e negocia mulher na área da Cultura
https://www.osul.com.br/o-presidio-de-canoas-instalara-bloqueadores-de-celular-em-10-dias/ O presídio de Canoas instalará bloqueadores de celular em 10 dias 2018-03-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar