Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O primeiro dirigível tripulado da América Latina é lançado em São Paulo

Compartilhe esta notícia:

Voo inaugural ocorreu na manhã desta segunda-feira. (Foto: Divulgação/Airship)

A Arship do Brasil promoveu nesta segunda-feira (24), em São Carlos (SP), o voo inaugural do primeiro dirigível tripulado produzido na América Latina. O voo teve transmissão ao vivo e decolagem do Hangar 2 da empresa, localizado na zona rural. A aeronave, modelo ADB 3-X01, possui 49 metros de comprimento e 17 metros de altura, com capacidade de carga de 1,2 tonelada e espaço para cinco passageiros. O motor de 300 HP pode atingir até 85 km/h.

Segundo a empresa, o dirigível dispensa pista para decolagem e pouso, pode ser fabricado para grande autonomia e é um passo para o cargueiro ADB-3-30, que transportará até 30 toneladas.

Usos

Entre as aplicações do dirigível previstas pela companhia estão: treinamento de pilotos, tripulação e equipagem de solo, monitoramento para segurança, proteção do meio ambiente, prevenção de queimadas e controle de fronteiras. Além disso, o modelo pode ser utilizado no transporte de passageiros para lazer em voos panorâmicos, busca e salvamento, inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica, marketing e propaganda.

Primeiro voo no Brasil

Em 1930, o Graf Zeppelin fez
a sua primeira viagem ao Brasil. (Foto: Reprodução)

O primeiro dirigível que chegou ao Brasil foi o Graf Zeppelin D-LZ127, em voo experimental com destino final no Rio de Janeiro. O aparelho tinha 236,6 metros de comprimento e 30 metros de altura, sendo muito maior do que qualquer avião dessa época ou atual. Nesse tempo, a comparação mais comum era com navios transatlânticos, como o Titanic, que era apenas alguns metros mais longo.

Nunca um dirigível desse porte havia passado pelo Brasil, por isso a tarefa de trazer o gigante ao chão foi no mínimo cômica. Sem treinamento prévio, as equipes em solos agarraram os cabos que foram lançados do Graf Zeppelin e a confusão começou. Na ânsia de ajudar a aeronave a descer, alguns populares invadiram o campo para ajudar a puxar as cordas. Segundo relato do jornal Diário de Pernambuco do dia seguinte ao pouso, uma mulher amarrou um dos cabos na base de uma palmeira, que foi violentamente arrancada da terra com raiz e tudo após um solavanco do “charuto alemão”, como foi apelidada a aeronave.

Em sua primeira viagem ao Brasil o Graf Zeppelin foi comandado por Hugo Eckener, que também era o diretor da Luftschi×bau-Zeppelin. A empresa fundada pelo Conde Ferdinand von Zeppelin havia retomado recentemente suas atividades após ter sido proibida de construir dirigíveis – aparelhos fabricados na primeira fase da Zeppelin foram usados como bombardeiros na Primeira Guerra Mundial. E seria Eckener o responsável por conduzir a maioria das viagens que o Graf Zeppelin fez ao Recife e também para o Rio de Janeiro, que foi o principal destino dos dirigíveis no Brasil.

Os passageiros viajavam em cabines que mais se pareciam dormitórios de navios e durante os voos eram servido pratos e bebidas da mais fina qualidade, preparada em cozinhas totalmente equipadas. Os dirigíveis que partiam do Brasil, entretanto, poucas vezes Òzeram a travessia oceânica com capacidade máxima. Devido ao valor exorbitante das passagens, somente pessoas muito ricas da época viajam dessa forma. Alguns ilustres brasileiros que pegaram carona nos Zeppellins foram o presidente Getúlio Vargas e o compositor Villa Lobos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dez meses depois de prender o deputado Eduardo Cunha, a força-tarefa da Operação Lava-Jato segue tentando identificar onde está a propina que foi paga
O cantor Seu Jorge denunciou ataque racista que sofreu em meio a uma transmissão ao vivo
https://www.osul.com.br/o-primeiro-dirigivel-tripulado-da-america-latina-e-lancado-em-sao-paulo/ O primeiro dirigível tripulado da América Latina é lançado em São Paulo 2017-07-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar