Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O príncipe Charles sucederá a rainha Elizabeth II como líder da Comunidade Britânica

Compartilhe esta notícia:

A Comunidade de Nações, que surgiu do império britânico no meio do século 20, é integrada atualmente por 53 países, quase todos eles com vínculos históricos com o Reino Unido. (Foto: Reprodução)

O príncipe Charles da Inglaterra sucederá sua mãe, a rainha Elizabeth II, como líder da Commonwealth depois da morte da soberana britânica, de acordo com a BBC e com agência Efe. Os dirigentes dos 53 países que integram essa Comunidade de Nações, com vínculos históricos com o Reino Unido, concordaram com o pedido que havia sido feito pela rainha na quinta-feira.

Elizabeth II reconheceu seu “desejo” de “um dia o príncipe de Gales continuar desempenhando o grande trabalho” que seu pai, o rei George VI, começou em 1949 e que ela desempenha desde 1952. Como o cargo não é hereditário, não passaria automaticamente para o príncipe Charles, de 69 anos, com o falecimento da monarca britânica, que completou 92 anos nesse sábado.

A decisão de quem deveria suceder a rainha cabia aos representantes dos países da Commonweatlh, que se reuniram nesta sexta no Castelo de Windsor. Essa foi a primeira vez que a reunião aconteceu no Reino Unido em 20 anos.

A Comunidade de Nações, que surgiu do império britânico no meio do século 20, é integrada atualmente por 53 países, quase todos eles com vínculos históricos com o Reino Unido.

Essa organização, após o referendo de 23 de junho de 2016, no qual o Reino Unido decidiu sair da União Europeia, recuperou importância com a liberdade que o país terá para adotar acordos comerciais com seus membros.

Nesse sentido, o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou na quinta a abertura de novos cargos diplomáticos em nove países da Commonwealth. Segundo Johnson, o Reino Unido tem uma das “maiores marcas diplomáticas do mundo” e sua rede externa é “fundamental para promover” o interesse nacional, “particularmente depois do ‘Brexit'”.

Perfil da rainha

Elizabeth Alexandra Mary – apelidada de “Lilibeth” por sua família – era a terceira na linha de sucessão ao trono, atrás de seu tio Edward, príncipe de Gales, e seu pai Albert, duque de York.

Nasceu em abril de 1926 e foi criada por tutoras. Mudou-se para o palácio de Buckingham em 1937, quando seu pai foi coroado, depois que seu tio Edward VIII abdicou ao trono para se casar com a divorciada americana Wallis Simpson. No fim da Segunda Guerra Mundial, aos 18 anos, se integrou às Forças Armadas como motorista.

Em novembro de 1947 se casou com seu primo em terceiro grau, o comandante naval Philip Mountbatten, que renunciou aos seus títulos de príncipe da Grécia e da Dinamarca para se casar. Seu primeiro filho, o príncipe Charles, nasceu em 1948. Foi seguido pela princesa Anne, em 1950, pelo príncipe Andrew em 1960 e pelo príncipe Edward em 1964.

Elizabeth II se tornou rainha com apenas 25 anos, após a morte repentina de seu pai, o rei George VI, em 1952. Antes disso, em seu 21º aniversário, prometeu dedicar sua vida ao império britânico em um programa de rádio na Cidade do Cabo, onde viajava com sua família.

“Declaro a todos vocês que toda a minha vida, seja longa ou curta, estará dedicada a vosso serviço e ao serviço de nossa grande família imperial à qual todos pertencemos”, declarou. Quando ela ascendeu ao trono, Winston Churchill era primeiro-ministro, a Índia havia acabado de conseguir sua independência e a Grã-Bretanha ainda governava em partes da Ásia e da África.

Desde então, converteu-se em um símbolo de constância que atravessou a desintegração do império, a Guerra Fria, as mudanças sociais do pós-guerra e dos anos 60, e a chegada da era digital, com a abertura de uma conta no Twitter.

Os tempos mudaram e a popularidade da monarquia sofreu altos e baixos, mas a rainha sempre foi uma figura popular, possivelmente a mulher mais reconhecida do mundo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ingressos para a primeira sessão de cinema na Arábia Saudita em 35 anos se esgotam em menos de 1 minuto
Bebê real está para nascer. Veja as perguntas e as respostas sobre o novo membro da monarquia britânica
https://www.osul.com.br/o-principe-charles-sucedera-a-rainha-elizabeth-ii-como-lider-da-comunidade-britanica/ O príncipe Charles sucederá a rainha Elizabeth II como líder da Comunidade Britânica 2018-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar