Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O príncipe herdeiro da Arábia Saudita comprou a casa mais cara do mundo

Compartilhe esta notícia:

Castelo nas imediações de Paris foi adquirido por quase 330 milhões de dólares. (Foto: Reprodução)

Apesar de sua fama de ferrenho defensor da austeridade financeira, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, comprou o castelo Luís XIV, considerado a propriedade privada mais cara do mundo. O imóvel, localizado nas imediações de Paris (França), foi adquirido pela bagatela de 275 milhões de euros (quase 330 milhões de dólares).

De acordo com o jornal norte-americano “The New York Times”, a propriedade foi vendida em setembro de 2015 por uma empresa francesa especializada em imóveis de luxo, mas só agora o negócio teve os seus detalhes revelados. “Na época, sabia-se apenas que o comprador era uma figura de destaque no Oriente Médio.

A publicação norte-americana destacou o fato de o monarca saudita de 32 anos ser amplamente conhecido pela defesa da austeridade em prol da luta contra a corrupção e o enriquecimento ilícito de membros da elite de seu país, ao mesmo tempo em que não economiza esforços para ampliar o seu patrimônio particular.

A propriedade francesa foi uma das várias compras extravagantes atribuídas a Mohammad bin Salman. A lista de aquisições já inclui, por exemplo, um iate de 500 milhões de dólares e um quadro do gênio renascentista Leonardo da Vinci, arrematado por 450 milhões de dólares, ainda segundo informações do New York Times.

“O herdeiro de Riad está tentando construir uma imagem de si próprio como um príncipe diferente dos outros, ou seja, um governante bilionário mas também idôneo e reformador, inclusive no aspecto social”, ressaltou à reportagem o norte-americano Bruce Riedel, antigo analista da CIA (o serviço secreto dos Estados Unidos). “No entanto, é inegável que a divulgação dessa compra da casa mais cara do mundo não deixa de representar um certo golpe, duro, contra essa imagem que vem sendo construída, ou ao menos tentada nos últimos anos”.

Investigação

A história da transação do chateau Louis XIV, localizado em Louvenciennes, perto de Versalhes, foi reconstituída a partir de entrevistas e documentos consultados pelo The New York Times. Permitiram revelar uma trama financeira que envolve um advogado no Grão Ducado do Luxemburgo e um intermediário oriundo de Malta que trabalha para resolver problemas aos mais ricos.

A operação teria passado por diversas empresas sediadas em França e no Luxemburgo até chegar à Eigth Investment Company, empresa saudita gerida por um dirigente da fundação pessoal do príncipe bin Salman. Um portal francês de informação, Mediapart, já havia adiantado em julho que Mohammad bin Salman era o comprador do castelo Luís XIV.

Apesar do nome pomposo e que remete aos reis que comandavam o país europeu antes da Revolução de 1789, a construção foi erguida em 2011 e batizada com o nome do monarca que reinou em França nos séculos 17 e 18. Dentre os destaques do local está a combinação entre os padrões arquitetônicos daquela época e os mais recentes recursos tecnológicos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo estuda mudar lei, e fusão Oi-TIM ganha força
Representante dos funcionários no Conselho de Administração diz que “o governo poderia reestatizar a Petrobras”
https://www.osul.com.br/o-principe-herdeiro-da-arabia-saudita-comprou-casa-mais-cara-do-mundo/ O príncipe herdeiro da Arábia Saudita comprou a casa mais cara do mundo 2017-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar