Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O processo que bloqueou o WhatsApp é o mesmo da prisão do vice-presidente do Facebook na América Latina

Compartilhe esta notícia:

Executivo foi detido em março. (Foto: Reprodução)

O processo que justificou a decisão do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), de determinar o bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas é o mesmo que levou à prisão do principal executivo do Facebook na América Latina, Diego Dzodan, em março – ele foi solto após uma noite na cadeia, em São Paulo (SP).

O magistrado afirmou, em nota, que tomou a decisão em razão de a companhia não cumprir a determinação judicial de quebrar o sigilo de mensagens trocadas no aplicativo para uma investigação da Polícia Federal sobre tráfico de drogas em Lagarto. Segundo Montalvão, a medida tem parecer favorável do Ministério Público.

A investigação da Polícia Federal em Sergipe começou no fim do ano passado, após uma apreensão de drogas em Lagarto – a quadrilha teria atuação também em outros Estados, como São Paulo. Foi pedido, então, que o WhatsApp repassasse dados sobre a localização e a identificação de suspeitos de tráfico, mas a companhia não divulgou as informações.

Montalvão afirma que sua decisão se baseia nos artigos 11, 12, 13 e 15 do Marco Civil da Internet, que tratam dos deveres das empresas do setor de guardar sob sigilo informações a respeito dos acessos. A companhia justifica que não guarda as informações requeridas pela Justiça. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mensagens enviadas chegarão após o fim do bloqueio do WhatsApp. Prazo da suspensão judicial é de 72 horas
Telegram tem 1 milhão de novos usuários após bloqueio do WhatsApp
https://www.osul.com.br/o-processo-que-bloqueou-o-whatsapp-e-o-mesmo-da-prisao-do-vice-do-facebook-na-america-latina/ O processo que bloqueou o WhatsApp é o mesmo da prisão do vice-presidente do Facebook na América Latina 2016-05-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar