Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O Procon alerta os consumidores que ganharem um aparelho de celular, mesmo usado, que solicitem a nota fiscal de compra do produto para que não corram o risco de terem o equipamento bloqueado

Compartilhe esta notícia:

Implantação de um sistema informatizado identifica os celulares irregulares. (Foto: Divulgação)

O Procon RS orienta que os consumidores que ganharem um aparelho de celular, mesmo usado, solicitem a nota fiscal de compra do produto para que não corram o risco de terem o equipamento bloqueado. Isso porque a Anatel lançou o programa Celular Legal, que tem por objetivo fortalecer o combate a celulares adulterados, roubados e extraviados e inibir o uso de aparelhos não certificados pela Anatel. A partir do próximo domingo (23), consumidores do Rio Grande do Sul que tentarem ativar aparelhos celulares em situação irregular não conseguirão utilizá-los.

A principal novidade do projeto é a implantação de um sistema informatizado – parceria entre prestadoras, fabricantes e a Anatel – que identifica os celulares irregulares em uso na rede. Com isso, o uso de novos celulares nas redes brasileiras só vai ser permitido se os aparelhos estiverem em situação regular.

Consumidores que conectarem à rede aparelhos irregulares após essas datas serão notificados por mensagens SMS e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar nas redes de telecomunicações. Os aparelhos hoje incluídos na lista nacional de terminais irregulares por roubo, furto ou extravio continuarão impedidos de acessar a redes móveis nacionais.

Celular legal

A partir do próximo domingo (23), o projeto “Celular Legal” começa a ser implantado em mais 10 Estados do País. Ele tem por objetivo fortalecer o combate a celulares adulterados, roubados e extraviados e inibir o uso de aparelhos não certificados pela Anatel.

Os usuários das regiões Centro-Oeste (MS e MT); Sul (RS, SC e PR); Norte (AC, RO e TO); e Sudeste (ES e RJ), que estiverem utilizando aparelhos irregulares, vão começar a receber a partir deste domingo mensagens alertando sobre o problema. E o bloqueio de celulares será feito a partir do dia 8 de dezembro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rede Asun de Supermercados abre as portas hoje (07) de sua 28ª unidade, em Gravataí
A 7ª Vara Federal de Porto Alegre condenou mais cinco pessoas por fraude contra o mercado de capitais
https://www.osul.com.br/o-procon-alerta-os-consumidores-que-ganharem-um-aparelho-de-celular-mesmo-usado-que-solicitem-a-nota-fiscal-de-compra-do-produto-para-que-nao-corram-o-risco-de-terem-o-equipamento-bloqueado/ O Procon alerta os consumidores que ganharem um aparelho de celular, mesmo usado, que solicitem a nota fiscal de compra do produto para que não corram o risco de terem o equipamento bloqueado 2018-09-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar