Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O Produto Interno Bruto do Rio Grande do Sul ficou estável no terceiro trimestre deste ano

Compartilhe esta notícia:

A recuperação do setor pode levar até dez dias. (Foto: Divulgação)

No terceiro trimestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB (Produto Interno Bruto) do Rio Grande do Sul apresentou variação nula. Esse desempenho foi inferior ao observado no País (1,4%) para o mesmo período. Em sua composição, o VAB (Valor Adicionado Bruto) caiu 0,1%, e os impostos líquidos subiram 0,3%. No Brasil, o VAB apresentou variação positiva de 1,2%, e os impostos líquidos cresceram 2,5%.

Entre as grandes atividades, a indústria do Estado apresentou queda (-2,2%), enquanto no Brasil cresceu 0,4%. Esse resultado foi influenciado pela variação negativa dos quatro segmentos que compõem a indústria, com destaque para a indústria de transformação (-0,8%). A indústria extrativa recuou 9,3% no trimestre, frente à retração de 9,8% observada no segundo trimestre.

A agropecuária gaúcha teve variação negativa no terceiro trimestre (6,6%), enquanto no País cresceu 9,1%. Já os serviços totais apresentaram variação positiva de 1,6% no Estado, enquanto na economia brasileira essa atividade apresentou crescimento de 1%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pela FEE (Fundação de Economia e Estatística).

A taxa de crescimento do PIB do Estado no terceiro trimestre de 2017, comparada à do trimestre imediatamente anterior (com ajuste sazonal), teve variação negativa de 1,4%. Esse desempenho foi inferior ao observado no Brasil, que apresentou crescimento de 0,1%. Entre as três principais atividades do Estado, apenas os serviços tiveram desempenho positivo nesse tipo de comparação, exibindo uma taxa de crescimento de 0,7%. A indústria apresentou variação de volume de -2,9%, e a agropecuária de -12,2%. Por outro lado, no Brasil, a agropecuária apresentou variação de -3%, a indústria de 0,8%, e os serviços de 0,6%.

Acumulado do ano

A taxa de crescimento do PIB do RS acumulada ao longo do ano é de 1,3%, enquanto o PIB da economia brasileira apresenta variação de 0,6%. No Estado, a agropecuária tem crescimento acumulado no ano de 9,7%, enquanto a indústria acumula retração de 1,3%. Já o setor de serviços apresenta crescimento de 0,7%, com destaque para a elevação do comércio de 2,8% no ano.

No resultado acumulado em quatro trimestres, o PIB do RS apresenta crescimento de 0,8%. Esse resultado constitui-se na segunda taxa positiva para a economia gaúcha desde o terceiro trimestre de 2014. O resultado foi influenciado pelo crescimento da agropecuária, que apresentou variação positiva de 7,8%, e dos serviços, que aumentou 0,2%. A atividade industrial segue com taxas negativas, apesar da menor intensidade da variação (-1,4%) frente ao observado no trimestre anterior (-2,2%). Comparando com o resultado do Brasil, observa-se que a economia nacional apresentou variação negativa de 0,2%.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Presidente do BNDES diz que o banco pode devolver dinheiro ao Tesouro
Frente Contra a Violência Obstétrica será instalada nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa
https://www.osul.com.br/o-produto-interno-bruto-do-rio-grande-do-sul-ficou-estavel-no-terceiro-trimestre-deste-ano/ O Produto Interno Bruto do Rio Grande do Sul ficou estável no terceiro trimestre deste ano 2017-12-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar