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Por Redação O Sul | 19 de junho de 2017
O programa de fidelidade Smiles vai lançar nesta segunda-feira (19) uma espécie de “conta conjunta” para milhas. Batizado de conta família, o serviço vai permitir que até seis clientes juntem suas milhas em um único local. O benefício será gratuito, mas só para clientes que são assinantes do clube Smiles.
Segundo o presidente da Smiles, Leonel Andrade, a ideia veio do comitê de inovação da companhia e atende um desejo do consumidor. Hoje clientes da mesma família têm contas individuais independentes e muitas vezes nenhuma delas têm saldo suficiente para resgatar uma passagem.
Um casal, por exemplo, que tem 7 mil milhas em uma conta e 3 mil na outra não consegue comprar uma passagem que custa 10 mil pontos. O Smiles permite a transferência de pontos entre as contas, mas cobra uma tarifa sobre o serviço.
“Pela primeira vez no setor teremos uma coalizão de pontos entre pessoas físicas. Hoje só temos entre empresas”, disse Andrade, ressaltando que a iniciativa é inédita na indústria de milhagem no mundo.
Estímulo aos assinantes
A conta família é uma forma de estimular as pessoas cadastradas no Smiles a aderir o seu programa de assinaturas, o Clube Smiles. Por meio do programa, os assinantes pagam um valor mensal para receber um crédito de milhas recorrentes e outros benefícios, como vantagens em promoções da empresa.
“É um benefício adicional para quem tem o clube. É o cliente que mais valoriza o programa e queremos dar mais vantagens a ele”, disse Andrade.
O Smiles tem 12 milhões de clientes cadastrados, mas a empresa não divulga quantos deles fazem parte do clube.
Andrade estima que 25 mil grupos terão a conta família do Smiles em 12 meses.
Como funciona
Cada grupo terá um administrador, que poderá adicionar outras cinco pessoas à conta. Apesar do produto chamar conta família, os membros do grupo não precisam necessariamente ter parentesco.
As milhas que eles acumularam antes de entrar no grupo permanecem nas suas contas individuais. O que for adicionado depois vai para a conta do grupo.
Programas de fidelidade crescem
O número de brasileiros inscritos em programas de fidelidade cresceu cerca de 15% em 2016 e encerrou o ano em 90 milhões. São cerca de 12 milhões de novos cadastros em um ano. As informações são de balanço da Abemf (Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização).
O aumento dos cadastros é reflexo do amadurecimento do setor no Brasil e da própria crise econômica, disse o presidente da Abemf, Roberto Medeiros. “Com a crise, as pessoas valorizaram mais os seus pontos de programas de fidelidade. Esses pontos valem prêmios, como viagens, eletrônicos e recargas de celular”, afirmou o executivo, que também é presidente da Multiplus, empresa de fidelidade controlada pela Latam.
E não foram apenas os cadastros que aumentaram. O volume de conversões de pontos por prêmios cresceu 9% no ano. “Foi um ano de mais engajamento do cliente. Pedir o ponto virou lei. Os consumidores começaram a ver seus pontos como moeda”, disse Daniel Campos, diretor de marketing da Dotz, programa de fidelidade focado no varejo.