Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O programa que infectou tantos computadores e com velocidade sem precedentes valeu-se de uma vulnerabilidade recém-descoberta no sistema operacional Windows

Compartilhe esta notícia:

A Microsoft havia lançado um pacote de atualização para corrigir falha. (Foto: Reprodução)

Sabe a internet que todos gostamos e celebramos? Ela está se tornando um território cada vez mais sitiado. O ataque que afetou os computadores do sistema de saúde do Reino Unido, bem como empresas e órgãos públicos em 74 países, é uma mostra disso. No momento em que este artigo é redigido, a principal suspeita é que o programa que infectou tantos computadores e com velocidade sem precedentes valeu-se de uma vulnerabilidade recém-descoberta no sistema operacional Windows. A Microsoft já havia lançado um pacote de atualização (“patch”) para corrigir a falha em março. No entanto, como é de se esperar, um grande número de computadores do planeta — por diversas razões — ainda não tinha realizado essa correção.

Foi a partir daí que o vírus chamado Wanna Decryptor passou a se espalhar. Como a falha afeta especialmente a comunicação do computador com impressoras e com redes corporativas, ela se tornou um prato cheio para afetar grandes organizações com um grande número de computadores conectados internamente. Esse tipo de vulnerabilidade vem sendo chamada de “zero day attack” (ataque do dia zero).

É natural que programas possuam brechas. No entanto, quando uma brecha desse tipo é descoberta, antes de ser revelada ao público, ela acaba sendo vendida para hackers, países, agências de espionagem ou mesmo grupos terroristas. Passou a existir um mercado global que paga em dinheiro pela revelação de brechas “zero day”, que ninguém ainda percebeu. Várias entidades governamentais têm sido criticadas por se aproveitar desse tipo de brecha para realizar espionagem. Descobrem que a brecha existe e em vez de revelá-la para que seja corrigida, passam a explorá-la para obter informações confidenciais.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Ministério Público Eleitoral voltou a dizer que Lula está inelegível
Uma estudante de escola pública brasileira desenha uma espaçonave e recebe menção honrosa da Nasa
https://www.osul.com.br/o-programa-que-infectou-tantos-computadores-e-com-velocidade-sem-precedentes-valeu-se-de-uma-vulnerabilidade-recem-descoberta-no-sistema-operacional-windows/ O programa que infectou tantos computadores e com velocidade sem precedentes valeu-se de uma vulnerabilidade recém-descoberta no sistema operacional Windows 2017-05-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar