Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O PT vai lançar a pré-candidatura de Lula à Presidência da República no próximo domingo

Compartilhe esta notícia:

Participação do ex-presidente no programa será enviada por escrito e lida no ar. (Foto: Instituto Lula/Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba (PR), escolheu o dia 27 de maio, domingo que vem, para o lançamento, em todo o Brasil, de sua pré-candidatura à Presidência da República. A informação foi repassada pelo deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), que visitou o petista na manhã dessa segunda-feira, na condição de seu advogado.

Damous afirmou à militância do acampamento “Lula Livre”, nos arredores da sede da PF na capital paranaense, que o ex-presidente pediu para enfatizar que no dia 27 o lançamento ocorrerá “em cada cidade brasileira onde o PT está organizado”.

“Pouco importa se em cada ato tenha dez pessoas, tenha cinco pessoas, tenha quinhentas pessoas”, declarou. “O importante é o somatório, em todo o Brasil, de cada um desses atos, para deixar claro que o presidente Lula é o nosso candidato.”

Na última sexta-feira, a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal do petista, cumpriu decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) que deferiu pedido da OAB do Paraná para assegurar a Damous o direito ao exercício profissional como advogado de defesa de Lula. O deputado já presidiu a seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Rio de Janeiro.

Não a indulto

O parlamentar também garantiu que Lula está bem-humorado, ainda que indignado com a sua situação: “Ele está bem abrigado, está bem agasalhado, tem praticado exercícios, está bem-humorado. Agora, é claro que está indignado com essa perseguição que se abate sobre ele”. Ainda segundo Damous, Lula voltou a dizer que não quer receber um indulto, e sim o reconhecimento de sua inocência.

“O presidente deixou muito claro: não quer saber de indulto. O que o presidente quer é o reconhecimento da sua inocência, quer que seja demonstrado que esse processo não passou de um ato de perseguição política, quer ver sua inocência provada e declarada. É isso que ele quer”, afirmou. “Ele deixou claro que é candidato, será candidato. Será candidato pelo Partido dos Trabalhadores e quer ver seu direito de concorrer, já que ele é o preferido da grande maioria do povo brasileiro, quer ver esse direito reconhecido”, completou Damous.

Líder nas pesquisas

Lula lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência. No entanto, a mesma condenação em segunda instância que o levou à prisão deve impedi-lo de entrar na disputa, pois a Lei da Ficha Limpa torna inelegíveis condenados por órgãos colegiados do Judiciário, como a 8ª Turma do TRF-4, que confirmou a condenação do petista no caso do tríplex.

Apesar de inelegível conforme a Lei da Ficha Limpa, o petista pode registrar sua candidatura no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Caso tenha o seu pedido de registro negado, poderá ainda recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF para tentar obter uma liminar que garanta a inclusão de seu nome nas urnas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Os analistas da Receita Federal entraram em greve por duas semanas
O ex-tesoureiro do Partido Progressista João Cláudio Genu se entregou à polícia, após uma ordem de prisão da Justiça Federal. Ele foi condenado no processo do mensalão e na Operação Lava-Jato
https://www.osul.com.br/o-pt-deve-lancar-a-pre-candidatura-de-lula-a-presidencia-da-republica-no-proximo-domingo/ O PT vai lançar a pré-candidatura de Lula à Presidência da República no próximo domingo 2018-05-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar