Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Reino Unido escolhe nesta quinta-feira o seu novo governo

Compartilhe esta notícia:

Premiê conservadora Theresa May. (Foto: Divulgação)

O Reino Unido vai às urnas nesta quinta-feira (8) para uma eleição que desponta como imprevisível não apenas em termos de resultados, mas também de consequências. O pleito foi convocado em 19 de abril pela primeira-ministra Theresa May, que decidiu antecipar a votação prevista para 2020 por entender que precisava do endosso popular para liderar as negociações da saída do Reino Unido da União Europeia – o processo conhecido como Brexit.

May assumiu o cargo em julho de 2016, depois da renúncia do então premiê, David Cameron, cuja posição ficou insustentável após a vitória do Brexit em um plebiscito. A renúncia de Cameron detonou um processo de eleição indireta, controlado pelo partido do governo, o Conservador.

Assim como Cameron, May participou da campanha pela permanência britânica na UE, quando ainda era ministra do Interior. Mas foi eleita pelos parlamentares conservadores sem nem precisar disputar um segundo turno – sua única rival, Andrea Leadsom, retirou-se da disputa.

Mulheres no poder

Assim, ela se tornou a segunda mulher na história britânica ocupar o cargo de premiê. O problema é que, ao contrário de Margaret Thatcher, May herdou um governo com maioria parlamentar de apenas 17 cadeiras, considerada tênue para um processo tão controverso e divisivo como o Brexit.

Convocar a eleição “fora de hora” surgiu como opção para tentar aumentar a capacidade de manobra do governo, ainda mais porque as pesquisas de opinião indicavam em abril que os conservadores poderiam obter uma vitória avassaladora nas urnas diante de um momento de turbulência no principal partido de oposição, o Trabalhista. Desde então, porém, May e os conservadores viram a vantagem nas pesquisas encolher.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Caixa Econômica Federal vai manter fechada até o fim do ano a linha que oferece os juros mais em conta na compra da casa própria
O presidente do Senado admite a possibilidade de acelerar a reforma trabalhista
https://www.osul.com.br/o-reino-unido-escolhe-nesta-quinta-feira-seu-novo-governo/ O Reino Unido escolhe nesta quinta-feira o seu novo governo 2017-06-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar