Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Sunny

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Reino Unido pode pagar uma cifra bilionária por sua saída da União Europeia

Compartilhe esta notícia:

O diálogo oficial sobre as condições de saída do Reino Unido começou em junho. (Foto: Reprodução)

O governo do Reino Unido está disposto a pagar 40 bilhões a Bruxelas (Bélgica) como conta por abandonar a UE (União Europeia), segundo revelou neste domingo (06) o jornal The Sunday Telegraph.

A União Europeia exigiu de Londres entre 60 bilhões de euros e 100 bilhões de euros para pagar os compromissos econômicos que tinha adquirido antes de iniciar o processo do “Brexit”, no dia 29 de março.

Fontes do Executivo britânico assinalaram ao The Sunday Telegraph que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, cogita fazer uma oferta entre 30 bilhões e 40 bilhões de euros.

Sabemos que a atual posição da UE está nos 60 bilhões de euros, ainda que seu verdadeiro limite sejam 50 bilhões. O nosso está mais próximo aos 30 bilhões, mas podemos chegar a um ponto comum nos 40 bilhões, ainda que a opinião pública e a classe política ainda não estejam convencidos”, disse uma fonte citada pelo jornal.

Diversos funcionários de alto escalão comentaram ao periódico que o governo só vai apresentar um valor fixado definitivamente sobre a mesa se Bruxelas se comprometer a começar a negociar o futuro acordo comercial entre ambos os lados do Canal da Mancha.

O diálogo oficial sobre as condições de saída do Reino Unido começou em junho, mas Bruxelas opina que a futura relação bilateral só começará a ser abordada quando questões como os direitos dos cidadãos e a fronteira na Irlanda do Norte ficarem esclarecidas.

A UE espera terminar as negociações no primeiro semestre de 2018, a fim de que todas as partes possam assinar e ratificar o acordo antes da data limite de 29 de março de 2019.

Carta que deu início ao Brexit

Em março, a primeira-ministra britânica, Theresa May, assinou a carta oficial que enviou ao presidente do Conselho Europeu (braço executivo da UE), Donald Tusk, em Bruxelas, estipulando que o Reino Unido iniciasse as negociações para deixar a União Europeia. A carta ativou o artigo 50 do Tratado de Lisboa sobre a saída do Reino Unido do bloco europeu.

Na época, a primeira-ministra disse que o Reino Unido por completo, com a união de todas suas nações, é “uma força imparável”, em uma última chamada à unidade do país antes de ativar a negociação com Bruxelas para a saída da União Europeia.

May prometeu, além disso, “respeitar e reforçar” as autonomias britânicas depois do “Brexit”, em discurso em um escritório do Ministério de Cooperação Internacional na cidade escocesa de East Kilbride.

Economia mundial

Para a ordem econômica mundial, não é de bom agouro que a UE deixe de sofrer a influência liberalizante exercida pelos britânicos. O Brexit incentivará enormemente as forças nacionalistas, populistas e protecionistas de outros países.

Há pouco tempo, a OMC fez a advertência de que, entre os países do G-20, desde 2008, o protecionismo não crescia a um ritmo tão acelerado como agora. Nessas circunstâncias, seria de admirar que o resultado do referendo britânico não tivesse efeitos negativos para os investimentos no mundo inteiro. O Brexit torna um pouco mais provável a adoção de restrições à migração de trabalhadores, coisa que resultará em mais custos para as empresas. E, se algo das tribulações europeias forem exportadas, por meio de desvalorizações cambiais, para a Ásia e os Estados Unidos, haverá também mais pressão para a imposição de limites aos fluxos de capitais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Câmara quer reduzir o tempo de discurso dos deputados no plenário, muito usado para protelar as votações
Sartori e comitiva chegando à Europa. Dilma, ao México.
https://www.osul.com.br/o-reino-unido-pode-pagar-uma-cifra-bilionaria-por-sua-saida-da-uniao-europeia/ O Reino Unido pode pagar uma cifra bilionária por sua saída da União Europeia 2017-08-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar