Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd O relógio não para

Compartilhe esta notícia:

Maílson da Nóbrega, a cada mês, encontrava uma desculpa para inflação que ele não controlava. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Faltam 11 dias para a eleição presidencial, tempo suficiente para os candidatos responderem sobre as saídas para o rombo crescente da Previdência Social. Basta que digam: qual a idade mínima de aposentadoria? Qual o teto? Qual o tempo de contribuição necessário para ganhar o valor máximo? Como imaginam que andarão os pagamentos de aposentadorias daqui cinco anos?

Até que um dia…

Luciano Bivar, fundador e presidente licenciado do PSL, concorreu à Presidência da República em 2006. Ficou em penúltimo lugar com 0,6 por cento dos votos. Só conseguiu a filiação de Jair Bolsonaro 12 anos depois. Bivar elegeu-se agora deputado federal por Pernambuco, obtendo 118 mil votos e quer disputar a presidência da Câmara.

Dinheiro não é tudo

A quota mensal do PSL no Fundo Partidário é de 606 mil reais. Para comparar com os cinco que mais recebem: PT (8 milhões e 270 mil); PSDB (7 milhões e 129 mil); MDB (6 milhões de 941 mil); PP (4 milhões e 173 mil) e PSB (4 milhões).

Ação organizada

Na operação contra notícias falsas que infestam a campanha eleitoral, alguns dos emissores violentos foram localizados na região do Caribe. Mais precisamente na ilha La Désirade. Não param de atacar. Quanto aos receptores no Brasil, o número espanta: são 234 milhões de telefones celulares e 208 milhões de habitantes.

Voo mais alto

Ciro Gomes vai estender a temporada na Europa até o final deste mês. Encantou-se com o clima ameno, mesmo que à noite esfrie, porque o outono chegou. Não vai trocar os museus, as bibliotecas, os shows musicais e os restaurantes requintados pela baixaria da campanha eleitoral.

Prazo final

Prestadores de serviços que se arriscaram, trabalhando para comitês eleitorais com a promessa de recebimento posterior, correm atrás dos devedores. No dia seguinte à divulgação dos resultados, os responsáveis desaparecerão.

Coisas nossas, muitos nossas

A partir do próximo ano, um Conselho de Ética e Decoro Parlamentar na Câmara dos Deputados não será suficiente. O grau de beligerância e os ataques se tornarão tão intensos que os governistas criarão um e a oposição, outro.

Mais um embaraço

O indiciamento do presidente Michel Temer pela Polícia Federal, nas investigações sobre favorecimento a empresas do setor portuário, vai se refletir na próxima pesquisa de opinião sobre sua gestão. Imaginava-se que não pudesse ficar pior do que está.

Passos de tartaruga

O Ministério da Segurança Pública foi criado a 26 de fevereiro deste ano. Só ontem o plenário da Câmara dos Deputados aprovou os 164 cargos necessários para que funcione. Ainda precisará passar pelo Senado. É como se a população não vivesse amedrontada com o aumento da violência.

De desvio em desvio

A América Latina tem 15 por cento do território do planeta, 10 por cento da população e 30 por cento das chuvas. O problema continua sendo o Nordeste brasileiro. A tecnologia para enfrentar as secas é amplamente conhecida e utilizada em vários países do mundo. Por décadas, o governo federal financiou projetos para resolver o problema. Não é difícil imaginar onde o dinheiro foi parar.

Desculpa furada

A 17 de outubro de 1988, o ministro Maílson da Nóbrega, cumpriu outra vez o ritual de achar uma justificativa para a inflação que chegava a 30 por cento ao mês. Quase que esgotando o repertório, atribuiu à promulgação da Constituição Federal. Ninguém entendeu.

Vale tudo

O Conselho Mundial do Boxe enquadra os lutadores em 11 categorias, que vão do palha ligeiro ao pesado. A eleição presidencial cria mais uma: do peso pesadíssimo.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Fatos históricos do dia 17 de outubro
Equivocados
https://www.osul.com.br/o-relogio-nao-para/ O relógio não para 2018-10-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar