Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Mais de 80 mil crianças morreram de fome nos últimos três anos no Iêmen

O Rio Grande do Sul recebe pela primeira vez o Festival de Esculturas Itinerantes

A mostra, que conta com 31 artistas visuais do Brasil e do mundo, pode ser visitada até o dia 14 de outubro, no Museu de Arte Contemporânea, na Casa de Cultura Mario Quintana. (Foto: Divulgação)

O Macrs (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul) recebe nesta quinta-feira (13) o Festival de Esculturas Itinerantes. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Rio Grande do Sul. A mostra, que contará com a participação de 31 artistas de diferentes Estados do Brasil e internacionais, foi criado a partir do Festival de Esculturas do Rio de Janeiro que, em abril de 2019, chega a sua quarta edição ocupando, simultaneamente, diferentes museus, centros culturais e praças da na Capital fluminense. A inauguração do Festival ocorre às 19h, no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana, e pode ser visitada até o dia 14 de outubro. A entrada é gratuita.

Com a curadoria e organização do produtor carioca de artes visuais, Paulo Branquinho, o evento apresenta esculturas de diferentes técnicas, materiais e estilos, na qual o visitante passeia pela diversidade. “Pretendemos acrescentar a esta mostra itinerante cinco novos artistas de cada Estado, por onde a mesma passar, fortalecendo a exposição com a apresentação de seus trabalhos. O Festival vem promovendo também um intercâmbio entre os artistas de diferentes gerações, estilos, cidades e nacionalidades, buscando sempre o novo”, explica Branquinho.

Participam do festival artistas como os cariocas Gonçalo Ivo, Raul Mourão, Marcos Cardoso, Robson Macedo, Gianguido Bonfanti e Cris Cabus; o paulista Ângelo Augusto Milani; o mineiro Jorge dos Anjos; a chilena Lorena Olivares; o dinamarquês Jesper Neergaard; o italiano Renato Brunello e o uruguaio Boris Romero. Do Rio Grande do Sul integram a mostra Catiuscia Dotto, Ingrid Loal, Leonardo Loureiro, Lucas Stray e Roberto Chagas.

Os artistas

Albenzio Almeida (RJ), Alex Moreira (BA), Anderson Dias (RJ), Ângelo Augusto Milani (SP), Boris Romero (Uruguai), Carlos Muniz (MG), Carlos Krauz (RS), Catiuscia Dotto (RS), Cecília Ribas (RJ), Cris Cabus (RJ), Dudu Garcia (RJ), Gabriel Fonseca (RJ), Gonçalo Ivo (RJ), Ingrid Noal (RS), Jesper Neergaard (Dinamarca), Jorge dos Anjos (MG), Leonardo Loureiro (RS), Lorena Olivares (Chile), Lucas Strey (RS), Marcelo Gomes (RJ), Marcos Cardoso (RJ), Paulo Jorge Gonçalves (RJ), Raul Mourão (RJ), Renato Brunello (Itália), Roberto Chagas (RS), Robson Macedo (RJ), Rodrigo Pedrosa (RJ), Sandra Passos (RJ), Teresa Mazzei (ES), Zé Tarcísio (CE).

Serviço 

Festival de Esculturas Itinerantes
Local: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – 6º andar da CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), na Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico.
Inauguração: 13 de setembro – Quinta-feira – 19h.
Visitação: de 14 de setembro a 14 de outubro, de terça-feira a sexta, das 9h às 18h30, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h30.
Entrada gratuita.

Deixe seu comentário: