Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O Rio Grande do Sul registra mais duas vítimas por gripe A e sobe para sete o número de mortes

Compartilhe esta notícia:

Como a vacina precisa de, no mínimo, 15 dias para surtir proteção no organismo, a indicação é de que as pessoas sejam levadas ou se dirijam às unidades de saúde com a maior brevidade possível. (Foto: Divulgação)

O número de mortes por gripe A no Rio Grande do Sul chegou a sete desde o início do ano. A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (25), mais duas vítimas do vírus. Um homem de 45 anos, morador de Harmonia, no Vale do Caí, e uma mulher de 92 anos, que vivia em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, não resistiram ao H3N2. Os dois não haviam sido vacinados.

Balanço do MS (Ministério da Saúde) indica que, até a última quarta-feira (24), apenas 2,6 milhões de pessoas haviam se vacinado no Rio Grande do Sul, o que representa um pouco mais de 74% do público-alvo.

Em Porto Alegre, até esta quinta-feira (25), segundo registros do Sipni (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), 65,5% dos grupos prioritários estavam imunizados, em um total de 380.195 pessoas. A meta do MS é imunizar 90% dos grupos, formados por idosos, crianças menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas com comorbidades. Somando pessoas privadas de liberdade (2.814), funcionários do sistema prisional (2.071) e professores (11.549), que não contam para a meta estabelecida pelo MS, o número de vacinas feitas em Porto Alegre chega a 396.644.

A maior quantidade de pessoas vacinadas na capital gaúcha é do grupo dos idosos: das 213.003 doses previstas, 173.599 já foram feitas, num percentual de 81,5%. Na sequência, vem o grupo dos trabalhadores da saúde, com 52.440 vacinados, dos 82.464 trabalhadores (63,5%). As gestantes somam 7.800 doses, das 14.392 previstas pelo MS, índice de imunização de 54,2%.

Os grupos com maiores percentuais registrados até o momento são os de indígenas (516 imunizados, ou 92,1% das 560 doses previstas) e puérperas, que alcança 84,2% (1.992 doses das 2.366 estimadas). O grupo das crianças entre 6 meses e menos de 5 anos continua sendo o que registra menor percentual de imunizados: 50%, com 37.668 vacinados dos 75.330 previstos, incluindo vacinação nas redes pública e privada.Duas pessoas idosas que não haviam sido vacinadas morreram na Capital devido à influenza neste ano.

A campanha de vacinação contra a gripe está prevista para terminar nesta sexta-feira (26) em todo o País, mas, segundo informações divulgadas pelo portal de notícias G1, o Ministério prorrogou a mobilização até o dia 9 de junho. A definição sobre prorrogação ou não da campanha é responsabilidade da Secretaria Estadual de saúde e será feita após o registro no Sipni de todas as doses aplicadas. O prazo para registro estipulado pela secretaria gaúcha se encerra nesta sexta-feira, à tarde.

Em Porto Alegre, a campanha prossegue nas 141 salas de vacinação mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde até esta sexta-feira. O atendimento é feito das 8h às 17h em todas as unidades. Já no Centro de Saúde Modelo e na Unidade Básica São Carlos, o horário de funcionamento é até as 22h.

 

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Cristiano Ronaldo sonegou 550 milhões de reais, segundo jornal espanhol: o craque do Real Madrid seria mais um a ter problemas com o Fisco, como Neymar e Messi
Superior Tribunal de Justiça suspende processos para fornecimento de remédios que não estão na lista oficial do Sistema Único de Saúde
https://www.osul.com.br/o-rio-grande-sul-registra-mais-duas-vitimas-por-gripe-e-sobe-para-sete-o-numero-de-mortes/ O Rio Grande do Sul registra mais duas vítimas por gripe A e sobe para sete o número de mortes 2017-05-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar