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Acontece O sucesso digital ao alcance dos pequenos empresários de moda

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Arthur Chini e Paulo Pedó falaram para lojistas, donos de confecção e blogueiras de moda. (Foto: Ondina Miranda/Divulgação RS Moda)

Com olhar e ouvidos atentos, o público lotou o lounge do RS Moda – Varejo & Indústria Conectado, na tarde desta quarta-feira, para ouvir dois experts em estratégias de marketing digital para marcas de moda. Arthur Chini, diretor do site Steal The Look, que tem cerca de 2,5 milhões de visitas ao mês, e Paulo Pedó, diretor da marca Melissa, que agrega mais de 6 milhões de seguidores apenas no Facebook, revelaram alguns dos segredos para que as marcas tenham sucesso no ambiente digital.

Mais do que estar presente nas redes sociais ou investir em e-commerce, as marcas do setor necessitam focar em quatro palavras mágicas: estratégia, essência, pessoas e conteúdo. O estrondoso sucesso da Melissa, que construiu uma legião de fãs, as melisseiras, está diretamente ligado aos valores da marca, conforme ressaltou Pedó, ou Paulinho da Melissa, como é conhecido. “Está no DNA da Melissa o tripé moda, arte e design, embasados na ligação afetiva”, destacou. Para o executivo, mais do que investir em branding, é preciso investir na ligação afetiva. “No caso da presença digital, seja em e-commerce ou redes, é fundamental que a marca seja verdadeira. As pessoas não querem uma relação comercial. Elas querem uma essência. Por isso, mais do que ter conteúdo, hoje é vital ter relevância”, ensina.

Essa essência, da afetividade, está registrada em uma das principais características da grife: o cheiro de Melissa, cujo aroma de chiclete remete diretamente à memória cognitiva do público consumidor. Compartilhando todo seu know how com influencers, lojistas, estilistas e confeccionistas, o executivo aponta: “Eu acredito que o total branding são as pessoas”.

E é exatamente esse valor, as pessoas, que levou o site Steal The Look ao topo do mundo na moda em tão pouco tempo de vida empresarial. Em 5 anos, o portal se tornou referência para o consumidor e para os pequenos empresários, que têm espaço para vender seus itens em uma vitrine virtual visitada por milhares de consumidores, “O que começou como um espaço para mostrar onde comprar os looks do dia das blogueiras, se transformou em um portal que impacta no dia a dia das pessoas”, revelou Arthur Chini. Segundo ele, o consumidor quer conteúdo de qualidade e de engajamento.

Arthur citou um case internacional da marca britânica de luxo Burberry, que em 2009 começou a investir em marketing, desenvolvendo uma campanha inovadora de engajamento do público, com a grande ideia: por que não aproveitar os próprios clientes Burberry para gerar conteúdo utilizando os produtos que eles mais gostam e se identificam? Os clientes foram convidados a enviar fotos de si mesmos vestindo peças da grife e, em especial, o seu tradicional trench coat. Quem não era cliente, podia comentar sobre as fotos e compartilhá-las via Facebook, e-mail e Twitter,.

No ano seguinte ao lançamento da campanha, a base de fãs do Facebook da Burberry cresceu para mais de um milhão de seguidores. As vendas do e-commerce cresceram 50% em relação ao ano anterior e seu site teve 7,5 milhões de visualizações de 150 países diferentes apenas no primeiro ano. “O que faz uma pessoa postar uma foto de uma marca, fazer propaganda para ela de graça, se não engajamento?”, explica Chini. Com esse case de sucesso, Arthur indica: se antes o mundo dos negócios era um monólogo, agora, a era digital, é de compartilhamentos, likes e comentários.

O RS Moda – Varejo & Indústria Conectados é um evento que aproxima confecções gaúchas e lojistas do setor, que ocorre de 12 a 14 de julho no BarraShoppingSul, em Porto Alegre.

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https://www.osul.com.br/o-sucesso-digital-ao-alcance-dos-pequenos-empresarios-de-moda/ O sucesso digital ao alcance dos pequenos empresários de moda 2017-07-12
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