Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Supremo adiou o julgamento do habeas corpus de Maluf para quarta-feira que vem. O deputado afastado está em prisão domiciliar

Compartilhe esta notícia:

Deputado afastado está em prisão domiciliar, por decisão do ministro Dias Toffoli. (Foto: Wilson Dias/ABr)

O STF (Supremo Tribunal Federal) adiou para a quarta-feira da próxima semana o julgamento do habeas corpus e de um recurso apresentado pela defesa do deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP). Como a análise do caso prometia ser longa, a corte entendeu que não conseguiria concluí-la nesta quinta-feira. Por isso, os ministros preferiram deixar o julgamento para depois.

Maluf está atualmente em prisão domiciliar por determinação do ministro Dias Toffoli. O plenário vai definir se mantém ou revoga essa decisão. Já a ação penal que levou à condenação e prisão de Maluf em 2017 é relatada pelo ministro Edson Fachin, que vinha negando recursos da defesa. Como as decisões dos dois ministros são divergentes, o plenário terá a oportunidade de dar um ponto final à questão.

Em 28 de março, ao atender o pedido da defesa, Toffoli destacou que não é praxe revogar decisões de outros ministros, mas ressaltou que, nesse caso, seria perigoso demorar em tomar uma decisão, em razão dos problemas de saúde do deputado afastado.

Nesta quinta-feira, o plenário da corte terminou o julgamento do habeas corpus do ex-ministro Antonio Palocci, mantendo sua prisão. Em seguida, os ministros fizeram um intervalo. O previsto era que o caso de Maluf começasse a ser analisado com a retomada da sessão, mas, durante a pausa, os ministros deliberaram que o melhor seria adiar o julgamento para a semana que vem.

Maluf foi condenado pelo STF a sete anos e nove meses de prisão, em maio de 2017, pelo crime de lavagem de dinheiro referente a atos praticados durante sua gestão à frente da prefeitura de São Paulo, entre 1993 e 1996. A condenação do deputado diz respeito à tentativa de ocultar dinheiro proveniente de um desvio de US$ 15 milhões na construção da avenida Água Espraiada na capital paulista. Em dezembro, Fachin rejeitou um recurso e determinou a execução da pena.

Internação

O ex-prefeito de São Paulo e deputado federal Paulo Maluf permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, com diagnóstico de trombose venosa profunda no membro inferior esquerdo, incontinência urinária, metástase óssea na região sacral decorrente do câncer de próstata, alterações da marcha com perda de força muscular e atrofia em ambas as pernas. As informações constam em boletim médico divulgado na quarta-feira (11) à noite.

Segundo hospital, a situação confere ao paciente a condição de cadeirante. Maluf está recebendo tratamento e vem apresentando melhora, mas ainda sem previsão de alta para os próximos dias, conforme o boletim.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil e Argentina renovam acordo automotivo até 2020
Dilma Rousseff passa fim de semana na Capital
https://www.osul.com.br/o-supremo-adiou-o-julgamento-do-habeas-corpus-de-maluf-para-quarta-feira-que-vem-o-deputado-afastado-esta-em-prisao-domiciliar/ O Supremo adiou o julgamento do habeas corpus de Maluf para quarta-feira que vem. O deputado afastado está em prisão domiciliar 2018-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar