Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Supremo Tribunal Federal deve analisar em outubro se tira o caso Jacob Barata Filho das mãos do ministro Gilmar Mendes

Compartilhe esta notícia:

O ministro Gilmar Mendes ainda não se manifestou sobre o assunto. (Foto: Reprodução)

O processo da PGR (Procuradoria-Geral da República) que questiona a isenção, suspeição e impedimento do ministro Gilmar Mendes para tratar do caso Jacob Barata Filho deverá ser analisado pelo plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) em outubro.

A dúvida é se a análise do caso será feita em reunião aberta ou secreta – pelo regimento, seria em sessão secreta, mas a Constituição de 88 pode ter mudado isso.

Gilmar Mendes já foi notificado do questionamento feito pela PGR e tem prazo de 15 dias para se defender. Ele viajou e só volta em 7 de setembro quando, então, deverá preparar a defesa. O STF já recebeu 46 casos de arguição de suspeição de juízes e 91 casos de impedimento.

Este se tornou o principal assunto das conversas entre ministros do STF. Ainda que haja concordância com alguns pontos levantados pelo ministro Gilmar Mendes, ministros avaliam que o colega tem errado na forma de se manifestar e cometido excessos.

Há, também, os que consideram que Rodrigo Janot comete excessos na condução de assuntos relativos à Operação Lava-Jato.

Por telefone, Gilmar Mendes disse que vai se defender da mesma maneira como fez quando também foi questionada a isenção dele ao conceder habeas corpus ao empresário Eike Batista. No caso de Eike, o processo não avançou no STF.

No Supremo, contudo, o caso atual é considerado diferente. A legislação aponta com detalhes casos que se enquadram como impedimento do juiz, o que pode ser o caso de Gilmar Mendes em relação a Jacob Barata Filho, uma vez que o ministro foi padrinho de casamento da filha do empresário.

Neste caso, após a defesa de Gilmar Mendes, o assunto deverá ser levado ao plenário do STF. (Cristiana Lôbo/AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Diante da escassez de dinheiro, venezuelanos pagam comissão para comprar notas
Acidentes no trânsito gaúcho deixam ao menos dez mortos no fim de semana
https://www.osul.com.br/o-supremo-tribunal-federal-deve-analisar-em-outubro-se-tira-o-caso-jacob-barata-filho-das-maos-do-ministro-gilmar-mendes/ O Supremo Tribunal Federal deve analisar em outubro se tira o caso Jacob Barata Filho das mãos do ministro Gilmar Mendes 2017-08-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar