Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte O técnico da Seleção Brasileira, Tite, recorre a 78% dos jogadores que estiveram na Copa do Mundo

Compartilhe esta notícia:

"O Neymar é um jogador diferente", disse Tite, que terá de escolher um substituto para o craque. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Como a permanência de Tite indica, a Copa do Mundo de 2018 não é uma página jogada no lixo na construção da Seleção Brasileira para os próximos quatro anos. E isso vai além da comissão técnica. Depois de duas convocações no novo ciclo, o treinador estendeu a chance do retorno à equipe nacional a 78% dos jogadores que com ele estiveram na Rússia.

Dos 23 convocados para o Mundial, 18 já foram chamados de novo. A lista para os amistosos contra Arábia Saudita e Argentina, anunciada na manhã de sexta-feira (21), serviu para aumentar essa estatística. Os que estão de volta para os jogos dos dias 12 e 16 de outubro, em Riad e Jidá, são o goleiro Ederson, o zagueiro Miranda, o lateral-esquerdo Marcelo, o lateral-direito Danilo e o atacante Gabriel Jesus. O grupo se juntará em Londres a partir do dia 7.

Olhando por outro prisma, cinco nomes da Copa-2018 ainda não receberam nova oportunidade no que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) trata como ciclo de curto prazo, pensando na Copa América-2019: o goleiro Cássio, o zagueiro Geromel, os volantes Fernandinho e Paulinho, além do meia-atacante Taison.

Ao mesmo tempo em que quer usar os amistosos que restam neste ano para inserir jovens jogadores na seleção, Tite também faz uma reavaliação da turma de experientes que levou à Copa. Não necessariamente de todo mundo ao mesmo tempo, mas o treinador consegue manter uma estrutura mínima no grupo com a parcela vinda do Mundial. Tanto na lista passada quanto na anunciada agora, foram 13 os número de jogadores que estiveram na Rússia. Tite disse que é coincidência:

“Se eu trouxer toda a base da Copa, não consigo dar oportunidades. Esse é o momento, para ali no início do ano eu avaliar o desempenho e pensar na Copa América. É um processo inicial. Alguns da primeira convocação não vieram na segunda. Mas estão todos eles dentro da ideia do desempenho para estar na seleção.”

Douglas Costa

O detalhe é que alguns dos remanescentes da Copa não estão com a mesma moral do Mundial. Willian, por exemplo, virou reserva nos primeiros amistosos. Douglas Costa não entrou na lista atual não só porque está com o tornozelo machucado, mas porque Tite não gostou do episódio em que o jogador da Juventus foi expulso após cuspir no rosto de um adversário. Jesus, que não fez gol na Copa, é mais um que volta com o status abalado: Firmino pede passagem no ataque e Richarlison chamou atenção ao marcar dois em El Salvador.

“Gabriel joga muito, é o goleador da seleção. Concorrência leal faz parte, eleva nível técnico”, afirmou Tite.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Para se manter entre os melhores do Brasileirão, o Grêmio enfrenta o Ceará na manhã deste domingo em Porto Alegre
“A seleção brasileira de basquete existe outra vez”, disse o técnico Aleksandar Petrovic
https://www.osul.com.br/o-tecnico-da-selecao-brasileira-tite-recorre-a-78-dos-jogadores-que-estiveram-na-copa-do-mundo/ O técnico da Seleção Brasileira, Tite, recorre a 78% dos jogadores que estiveram na Copa do Mundo 2018-09-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar