Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Feriadão: confira como ficará o movimento nas estradas e rodoviárias gaúchas

Trânsito na trincheira da avenida Cristóvão Colombo será liberado nesta terça-feira, após cinco anos de obras e paralisações

Continuidade do serviço foi afetada por problemas no consórcio. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A partir das 15h desta terça-feira, a prefeitura de Porto Alegre vai liberar o trânsito na trincheira da Avenida Cristóvão Colombo. O desbloqueio foi possibilitado por uma parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana com moradores e empresários da região, que doaram materiais para a obra.

Com isso, foram executados o muro de contenção, a pintura e instalação de sinalização pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). A via poderá ser aberta nos dois sentidos em menos de dois meses após o início dos trabalhos.

A força-tarefa contou também com apoio da PGM (Procuradoria-Geral do Município), que auxiliou no processo de formalização legal das contribuições, e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que atuou também na construção do sistema de drenagem, realizou melhorias de iluminação pública e participou das ações de capina e limpeza, finalizando com o plantio de flores nos canteiros da trincheira.

O trecho que será liberado, de 60 metros, é o que passa por baixo da rua Dom Pedro II e possibilitará o fluxo pela avenida Cristóvão Colombo entre a Plínio Brasil Milano e a Benjamin Constant. Os desvios feitos na região serão retirados pela EPTC. A projeção é de que o deslocamento terá maior fluidez tanto em direção ao Centro como aos bairros.

O primeiro contrato para realização dos serviços foi assinado em 2012. As obras começaram no ano seguinte, mas foram paralisadas em 2017 por problemas no consórcio. As empresas classificadas em segundo e terceiro lugares não tiveram interesse em dar prosseguimento à obra, o que acabou exigindo um novo processo de licitação em 2018.

Segunda etapa

No dia 11 de março, as equipes da Secretaria começaram a trabalhar a alça no sentido bairro/norte da Cristóvão Colombo. Moradores e empresários da região doaram formas, ferragem e concreto, enquanto a Secretaria participa com todo o maquinário, equipamentos e a mão-de-obra. O serviço de terraplanagem tem previsão de liberação do trânsito em até 45 dias, a contar do início dos trabalhos.

Mesmo com a liberação da trincheira a partir desta terça-feira, os serviços na alça de acesso prosseguirão em outras etapas. Restam, ainda, obras que serão contempladas em uma nova licitação, a exemplo do alargamento da Cristóvão Colombo entre Honório Silveira Dias e Luzitana, outros muros de contenção e o acesso bairro/Sul.

(Marcello Campos)

 

Deixe seu comentário: