Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece O Trote Solidário bateu recorde de doações de sangue e alimentos

Compartilhe esta notícia:

A 15ª edição bateu novo recorde. (Foto: Divulgação/Simers)

O Trote Solidário provou que os estudantes de Medicina e a sociedade como um todo estão engajados em fazer o bem. A 15ª edição, realizada pelo Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul) entre os dias 9 de março e 14 de abril, bateu recorde de doações de sangue a arrecadações de alimentos. Ao todo, foram 703 bolsas de sangue e nada menos que 32,9 toneladas de alimentos.

Em 2017, no mesmo período, o Trote Solidário obteve 518 bolsas de sangue e 20,6 toneladas de alimentos. Cada bolsa beneficia até quatro pessoas. E cada tonelada de alimento pode ajudar até 2 mil pessoas por dia. “Os números evidenciam o sucesso dessa iniciativa do Simers, mostrando que a ‘luta pela vida’ é muito mais do que o nosso slogan: é o grande propósito dos médicos e estudantes de Medicina. Esses jovens acabam de entrar na faculdade, mas já podem dizer abertamente que estão ajudando a salvar vidas”, diz o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes.

No total, 17 universidades em 11 municípios participaram desta edição do Trote Solidário de 2018. Duas delas – Feevale e Unisinos – foram estreantes. No acumulado das últimas oito edições, mais o primeiro semestre de 2018, o Trote Solidário mobilizou mais de 4.200 doadores de sangue e arrecadou cerca de 192 toneladas de alimentos.

Reconhecimento

Desde 2008, quando foi lançado pelo Simers, por meio de seu Núcleo Acadêmico, o Trote Solidário acontece em parceria com os veteranos das faculdades de Medicina do Rio Grande do Sul. Hoje, é a maior iniciativa de recepção aos calouros das universidades do Estado. Em 2013, o projeto venceu o prêmio TOP Ser Humano RS, promovido pela ABRH-RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos). Em 2014, foi reconhecido também com o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.

Acadêmicos

O NAS (Núcleo Acadêmico) é o braço estudantil do sindicato e congrega mais de 600 associados de todas as faculdades de Medicina do Rio Grande do Sul. Criado em 2008 para fortalecer a ligação entre o Sindicato, as faculdades e os futuros profissionais, o NAS organiza anualmente o Trote Solidário e promove cursos sobre temas escolhidos pelos próprios alunos.

As inscrições para a nova diretoria do núcleo estão abertas. O compromisso garante certificado de 120 horas em atividade extracurriculares, incentivo para participar de atividades científicas e educacionais, além de proporcionar o desenvolvimento de competências como gestão, liderança, comunicação, entre outros. Serão selecionados 5 estudantes de medicina do 1° ao 9° semestre das Universidades ou Faculdades da região metropolitana (UFRGS, UFCSPA, PUCRS, Ulbra, Unisinos e Feevale). As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de abril. O candidato deverá enviar um e-mail para nucleoacademico@simers.org.br com o assunto descrito “Seleção Diretoria do Simers Núcleo Acadêmico”. O e-mail deve incluir nome completo, telefone, histórico escolar e currículo do interessado. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 1 de junho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Menino de 4 anos morre após ser picado por um escorpião
Decisão obriga Estado a repassar valores em atraso à Santa Casa de Caridade de Uruguaiana
https://www.osul.com.br/o-trote-solidario-bateu-recorde-de-doacoes-de-sangue-e-alimentos/ O Trote Solidário bateu recorde de doações de sangue e alimentos 2018-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar