Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Turcomenistão proibiu as mulheres de dirigir e só quer carros brancos e prateados circulando nas ruas

Compartilhe esta notícia:

Governo só vai permitir o tráfego de carros com cores branca e prateada. (Foto: Reprodução)

As ruas do Turcomenistão passam por uma súbita e arbitrária transformação graças à decisão do governo de proibir mulheres de dirigir e só permitir o tráfego de carros com cores branca – a favorita do presidente do país, Gurbanguly Berdimuhammedow – e prateada.

Ainda que as proibições não tenham sido anunciadas oficialmente – algo com o qual os turcomenos já estão acostumados – vários veículos de imprensa de ativistas opositores radicados fora do país divulgaram a nova polêmica de Berdimuhammedow, conhecido por tomar medidas extravagantes.

A campanha contra as mulheres ao volante começou em meados de dezembro de 2017 com advertências verbais de agentes de trânsito às condutoras. De acordo com pessoas ouvidas pelo portal “Notícias Alternativas do Turcomenistão”, os oficiais paravam todos os carros conduzidos por mulheres para dizer que elas não poderiam voltar a dirigir, ou sofreriam consequências – mas sem explicarem o motivo.

Além disso, profissionais do setor privado e funcionárias públicas terão que se comprometer por escrito a não dirigir.

De acordo com o jornal de oposição “Crônica do Turcomenistão”, nas últimas duas semanas as autoridades convocaram mulheres que têm permissão para dirigir a fim de informar que as licenças com menos de cinco anos deverão ser substituídas e que elas seriam obrigadas a refazer todos os exames.

Uma fonte da polícia citada pelo portal de notícias afirmou que Berdimuhammedow decidiu proibir as mulheres de dirigir após o ministro do Interior, Isgender Mulikov, culpá-las pela maioria dos acidentes de trânsito do país.

Mais extravagante ainda foi a decisão de vetar a circulação de todos os carros que não sejam brancos ou prateados.

A população turcomena convive com as arbitrariedades de seus líderes desde que o país conquistou sua independência da União Soviética, em 1991.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Os embaixadores de 54 países africanos na ONU exigiram um pedido de desculpas de Donald Trump por seus comentários “racistas”
Mega-Sena acumula e poderá pagar 187 milhões de reais no sábado
https://www.osul.com.br/o-turcomenistao-proibiu-as-mulheres-de-dirigir-e-so-quer-carros-brancos-e-prateados-circulando-nas-ruas/ O Turcomenistão proibiu as mulheres de dirigir e só quer carros brancos e prateados circulando nas ruas 2018-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar