Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O Vestibular 2018 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece atendimento especial a um grupo de 162 estudantes que fará as provas em prédios com acessibilidade e com a adaptação de mobiliário

Compartilhe esta notícia:

Atendimento é oferecido conforme o tipo de necessidade. (Foto: Gustavo Diehl/UFRGS/Arquivo)

O Vestibular 2018 da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul ) oferece atendimento especial a um grupo de 162 estudantes que fará as provas em prédios com acessibilidade e com adaptação de mobiliário ou em salas individuais, conforme o tipo de necessidade do candidato. Os locais também dispõem de espaço destinado aos familiares que acompanham os vestibulandos e localizam-se no Campus Saúde.

Desde 1994, quando foi instituída a prova em braile, a UFRGS vem ampliando a oferta de serviços a pessoas com deficiência, com o objetivo de promover equidade de acesso à Universidade. Entre os serviços de atendimento especial, o Vestibular 2018 conta com provas em braile ou impressas em fontes ampliadas, software para transcrição da prova de redação, e fiscais ledores e escritores para os deficientes visuais. A Universidade dispõe de intérpretes de Libras para deficientes auditivos e apoio de professores dos cursos de Letras que atuam também no curso Fonoaudiologia para avaliação da redação dos candidatos com dislexia.

Os coordenadores, fiscais e auxiliares que atuam nestes locais de provas passam por capacitação e treinamento específico. A Coperse (Comissão Permanente de Seleção) organiza o atendimento especial conforme as demandas apresentadas na inscrição ao concurso pelos candidatos. Além de preencher formulário específico, estes estudantes apresentaram documentação comprobatória da necessidade especial, conforme prazo e demais orientações do Manual do Candidato.

Ações Afirmativas

A partir deste ano, a UFRGS oferece vagas reservadas a pessoas com deficiência. Do total de vagas ofertadas pela Universidade, 25% serão destinadas a esses indivíduos. A inclusão de PcDs na Política de Ações Afirmativas atende ao exigido pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), atualizada pela Lei 13.409/2016. Poderão ingressar na Universidade por essa modalidade, as pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista ou com deficiência múltipla, de acordo com a legislação vigente.

Após o ingresso na UFRGS, os estudantes com deficiência contam com o apoio e com as ações do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, responsável por estudar e implantar estratégias que favoreçam a permanência na Universidade.

Atenção aos dias e horários

Os candidatos deverão comparecer aos respectivos locais de provas às 8 horas, munidos de documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta. As provas terão início às 8h30min e não serão admitidos retardatários. Os candidatos somente poderão sair das salas após decorridas duas horas do início da prova. A divulgação dos resultados será feita mediante lista dos classificados, disponibilizada no site www.vestibular.ufrgs.br em data a ser comunicada oportunamente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprova orçamento municipal para 2016
Telefonia registra mais de 25% das queixas do Procon em novembro
https://www.osul.com.br/o-vestibular-2018-da-universidade-federal-do-rio-grande-do-sul-oferece-atendimento-especial-um-grupo-de-162-estudantes-que-fara-as-provas-em-predios-com-acessibilidade-e-com-adaptacao-de-mobiliari/ O Vestibular 2018 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece atendimento especial a um grupo de 162 estudantes que fará as provas em prédios com acessibilidade e com a adaptação de mobiliário 2018-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar