Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd O VOTO E O PÃO

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Banco de Dados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Às 19 horas desta quinta-feira, no teatro  Dante Barone da Assembleia Legislativa, o projeto O Voto e o Pão (documentário, livro e exposição fotográfica), sobre a vida e a trajetória política de Alceu Collares, será lançado.

Collares foi o primeiro governador no país a abrir documentos secretos do Departamento de Ordem Política Social, que eram utilizados por toda a rede da comunidade de informações da Polícia. Trecho de seu depoimento, que consta do livro:

“Lem­bro-me, como se fora hoje, dos primeiros dias de janeiro de 1992. Eu havia assumido o Governo do Rio Grande do Sul há menos de um ano e, naquele verão, determinei a abertura dos arquivos da ditadura em poder do Governo do Estado. Quando anunciei a medida à mi­nha equipe, houve reações violentas, fortíssimas. Em determinado momento, precisei dizer: “Ou fazem o que estou determinando, ou eu mesmo faço. Eu sou o governador e estou determinando a abertura dos arquivos”.

O jornalista José Mitchell também relata: “Collares foi o primeiro governador do país a abrir esses docu­mentos secretos, que eram uma parte importante da estrutura da repressão política em função da ditadura militar. Pelas circunstân­cias da época, acredito que foi muita coragem dele. Essa coragem ficou clara na sequência. Foram dois meses e meio, depois que foi instalada uma comissão, e ali diariamente abria-se parte da documentação até terminar.”

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Governo catarinense antecipa pagamento do décimo-terceiro e injeta R$ 2,2 bi na economia
Os 300 de Dilma
https://www.osul.com.br/o-voto-e-o-pao/ O VOTO E O PÃO 2015-10-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar