Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O WhatsApp bateu o seu recorde de mensagens trocadas durante o ano novo

Compartilhe esta notícia:

Nos últimos meses, os tribunais adquiriram celulares para fazer as intimações por meio do WhatsApp, treinaram seus servidores para a tarefa. (Foto: Reprodução)

O WhatsApp registrou um novo recorde de envio de mensagens na véspera do Ano Novo. Ao longo do dia 31 de dezembro, o aplicativo encaminhou ao menos 75 bilhões de mensagens em todo o mundo, de acordo com informações divulgadas pelo site de tecnologia VentureBeat.

O recorde anterior – 63 bilhões de mensagens – havia sido registrado no último dia de 2016. Segundo informações divulgadas pela companhia à imprensa norte-americana, as mensagens enviadas incluem estão 13 bilhões de imagens e 5 bilhões de vídeos. Atualmente, o aplicativo como um todo tem 1,3 bilhão de usuários ativos mensais.

De acordo com o WhatsApp, os brasileiros sozinhos enviaram mais de 10 bilhões de mensagens no período entre as 9h do dia 31 e as 9h do dia 1º de janeiro. O pico de movimento foi verificado nas horas próximas à virada do ano.

Ao longo do dia 31, no entanto, o serviço de mensagens sofreu uma interrupção grave por cerca de duas horas, em todo o planeta. Isso gerou perguntas e críticas dos usuários em redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter, igualmente populares.

A causa da falha técnica, que ainda não foi totalmente esclarecida, pode ter sido o próprio número elevado de mensagens trocadas. Isso porque a o incidente aconteceu perto do momento da virada de ano da Europa, África e Ásia. Ou seja, houve “sobrecarga”.

A grande quantidade de mensagens no último dia de 2017 também pode ter sido alavancada pelo novo recurso WhatsApp Status, que hoje é utilizado diariamente por cerca de 300 milhões de pessoas, interessadas na publicação de vídeos e fotos que desaparecem após 24 horas de postagem.

Novidade

A boa notícia, ao menos para alguns usuários do aplicativo, é um novo recurso que aproxima o Instagram do WhatsApp: ao postar uma imagem na rede social, é possível compartilhar o mesmo conteúdo no status do WhatsApp, por meio de uma nova opção. De acordo com informações o Tecnoblog e do TechCrunch, alguns poucos usuários brasileiros já estão acessando a novidade.

Trata-se de um menu de compartilhamento que aparece quando a pessoa toca em “compartilhar”. Com isso, ela pode escolher enviar as imagens também para o Facebook – algo que já era conhecido – e agora também para o WhatsApp.

O curioso, contudo, é que, ao tocar no botão do mensageiro, o usuário é levado para o WhatsApp e tem que confirmar novamente a postagem. “Em outras palavras, a republicação é um tanto trabalhosa”, critica um especialista. “De qualquer forma, é interessante notar que os ‘stories’ feitos com o Instagram aparecem no WhatsApp com um ícone da rede social de imagens no canto inferior direito.”

De acordo com a empresa, os Stories do Instagram já possuem mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente, mais que todo o app do qual o recurso foi clonado, o Snapchat. O Status da WhatsApp também teria essa mesma quantidade de atividade.

A intenção do Facebook com tudo isso é clara. A empresa quer incentivar os usuários de seus aplicativos a utilizarem suas outras ofertas com frequência também. Isso porque os Stories do Instagram são bastante populares no Brasil, enquanto poucas pessoas apelam para a função similar embutida diretamente no app do próprio Facebook e também no WhatsApp.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Em apenas 24 horas, o “telefone vermelho” que liga as duas Coreias tocou cinco vezes. Norte e Sul restabeleceram o canal de comunicação, fechado em 2016
A Austrália vai exportar maconha medicinal, tornando-se o quarto país a legalizar essa prática
https://www.osul.com.br/o-whatsapp-bateu-o-seu-recorde-de-mensagens-trocadas-durante-o-ano-novo/ O WhatsApp bateu o seu recorde de mensagens trocadas durante o ano novo 2018-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar