Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| O WhatsApp começará a permitir que seus clientes apaguem suas mensagens enviadas

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Finalmente o WhatsApp resolveu liberar o recurso de apagar mensagens enviadas. Já podem começar a comemorar! Depois dos avanços nas tecnologias de comunicação, ninguém mais consegue viver sem essa funcionalidade, né? E agora que o aplicativo é parte fundamental do nosso dia a dia, é através dele que também pagamos alguns micos e fazemos umas burradas. Quem nunca mandou uma mensagem e se arrependeu depois? Pois é, agora seus problemas acabaram.

Até o momento, quando você apaga uma mensagem do seu WhatsApp, ela é apenas excluída da sua tela. Pois é, a pessoa do outro lado ainda irá recebê-la de qualquer jeito. A partir de agora, quem quiser apagar qualquer tipo de conteúdo, terá até cinco minutos para fazer tal ação. Depois disso, o seu texto comprometedor será apagado de ambos os celulares. É ou não é um sonho que se tornou realidade?

Entretanto, como tudo tem um lado “ruim”, quando você apagar uma mensagem ficará registrado na sua conversa que algo foi apagado. Para algumas pessoas, esse é o menor dos problemas. Porém, tem muita gente achando que esse mecanismo irá gerar mais climão. E aí, qual a opinião de vocês? O recurso deve começar a ser disponibilizado nas próximas semanas.

Ferramenta de intimação

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou por unanimidade a utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta para intimações em todo o Judiciário. A decisão foi tomada durante o julgamento virtual do PCA (Procedimento de Controle Administrativo) 0003251-94.2016.2.00.0000, ao contestar a decisão da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), que proibira a utilização do aplicativo no âmbito do juizado Civil e Criminal da Comarca de Piracanjuba (GO).

O uso da ferramenta de comunicação de atos processuais pelo WhatsApp foi iniciado em 2015 e rendeu ao magistrado requerente do PCA, Gabriel Consigliero Lessa, juiz da comarca de Piracanjuba, destaque no Prêmio Innovare, daquele ano.

O uso do aplicativo de mensagens como forma de agilizar e desburocratizar procedimentos judiciais se baseou na Portaria n. 01/2015, elaborada pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Piracanjuba em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil daquela cidade.

O texto da portaria dispõe sobre o uso facultativo do aplicativo, somente às partes que voluntariamente aderirem aos seus termos. A norma também prevê a utilização da ferramenta apenas para a realização de intimações. Além de facultativa, a portaria exige a confirmação do recebimento da mensagem no mesmo dia do envio; caso contrário, a intimação da parte deve ocorrer pela via convencional.

Para o magistrado, autor da prática de uso do WhatsApp para expedição de mandados de intimação, o recurso tecnológico se caracterizou como um aliado do Poder Judiciário, evitando a morosidade no processo judicial. “Com a aplicação da Portaria observou-se, de imediato, redução dos custos e do período de trâmite processual”, disse Gabriel Consigliero Lessa.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

A nova versão do iOS estará disponível na segunda-feira
Semana Farroupilha
Programação Oficial do Acampamento Farroupilha, Parque da Harmonia, nesta sexta-feira (14)
https://www.osul.com.br/o-whatsapp-comecara-permitir-que-seus-clientes-apaguem-suas-mensagem-enviadas/ O WhatsApp começará a permitir que seus clientes apaguem suas mensagens enviadas 2017-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar