Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
20°
Fair

Notícias WhatsApp deixará de funcionar em celulares Windows Phone ainda este ano

Aplicativo de mensagens também vai encerrar suporte a versões antigas do iOS e Android. (Foto: Reprodução)

O trem da tecnologia não para de andar e, agora, é hora de alguns sistemas operacionais antigos ficarem para trás. O WhatsApp anunciou o fim do suporte a todas as versões do Windows Phone para o dia 31 de dezembro deste ano. Além disso, os celulares com iOS 7 e Android Gingerbread, na versão 2.3.7, também perderão o app de mensagens, mas no dia 1º de fevereiro de 2020.

Mudanças desse tipo são usuais, na medida em que as plataformas avançam e sistemas mais antigos vão ficando obsoletos. O ciclo de troca de celulares auxilia os usuários a seguirem em frente, enquanto as plataformas mais antigas deixam de oferecer a estrutura necessária para atualizações, principalmente de segurança, enquanto um baixo número de usuários não justifica o trabalho adicional que deve ser realizado pelos desenvolvedores.

Aos usuários de Windows Phone, o WhatsApp sugere a troca por um celular atual que rode os sistemas operacionais Android ou iOS, uma vez que o app deixará completamente de funcionar na virada do ano. O mesmo vale para os utilizadores de versões antigas das plataformas da Apple e Google, que também deixarão de ter acesso ao mensageiro dois meses depois.

No caso do Windows Phone, o fim do suporte do WhatsApp acompanha um direcionamento da própria Microsoft, que anunciou para o dia 10 de dezembro o fim dos trabalhos com sua plataforma mobile. A empresa iniciou sua empreitada no mundo celular ao lado da Nokia e chegou a comprar o negócio de smartphones da empresa finlandesa. Por outro lado, a iniciativa não deu muito certo, tanto que o último lançamento da gigante de Redmond nesse segmento foi o Lumia 950, de 2015.

O fim do suporte segue ainda as movimentações da empresa-mãe do WhatsApp, o Facebook, que também já deixou de disponibilizar seus aplicativos para o sistema operacional. No momento, a rede social e o Instagram não possuem mais apps oficiais no Windows Phone, assim como o Messenger, que também deixou de funcionar na plataforma.

Ao mesmo tempo, e de acordo com informações ainda não-oficiais, o WhatsApp estaria trabalhando em um novo aplicativo para o Windows 10 que substituiria a atual versão web do mensageiro. Em versão universal e teoricamente capaz de rodar em mais dispositivos além do próprio PC, o software repaginado pode trazer uma maior integração com o sistema operacional, além de rodar mais rapidamente e remover um de seus maiores problemas: a dependência de um celular conectado para funcionar.

Tais informações, entretanto, não foram confirmadas oficialmente pela empresa, mas sim obtidas pelo site WABeta Info, reconhecido por vazar novidades da plataforma antes dos anúncios. De acordo com os insiders, o novo software já estaria plenamente funcional, mas ainda em fase de testes, o que pode indicar que um lançamento a todos os usuários pode não demorar muito.

Voltar Todas de Notícias

Compartilhe esta notícia:

Falsa cura para a Aids e autismo é vendida na internet mesmo após a proibição da Anvisa
Operação Lava Jato já soma 24 bilhões de reais em autuações tributárias
Deixe seu comentário
Pode te interessar