Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A obesidade aumentou nos Estados Unidos e já atingiu cerca de 40% dos adultos

Compartilhe esta notícia:

A condição está associada a outras enfermidades. (Foto: Reprodução)

A obesidade nos Estados Unidos atingiu um novo patamar máximo e já afeta 39,6% da população adulta, segundo um relatório governamental publicado nesta sexta-feira (13). Os especialistas estão preocupados porque a condição está associada a outras enfermidades, como doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer.

A taxa de obesidade dos adultos nos EUA vem crescendo regularmente desde 1999, ano em que se situava em 30,5%.

“Entre 1999-2000 e 2015-2016 observa-se uma clara tendência crescente da obesidade tanto entre os adultos como entre os jovens”, aponta o estudo elaborado a partir de uma mostra representativa da população e publicado pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos.

No entanto, a mudança observada entre 2013-2014 e 2015-2016 “não é significativa nem para os adultos nem para os jovens”, informou o organismo.

O relatório anterior indicava que em 2013-2014 a taxa de obesidade entre os adultos era de 37,7%. Os especialistas ressaltam que a diferença entre este dado e o mais recente não é significativa do ponto de vista estatístico porque é inferior à margem de erro.

Para os adultos, a obesidade se define como um Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 (kg/m2) ou mais. Entre os jovens americanos, que engloba toda a população de entre 2 e 19 anos, 18,5% estão obesos, segundo o relatório. Em 1999, a taxa de obesidade nesta categoria era de 13,9%.

Obesidade infantil

A obesidade infantil atinge atualmente dez vezes mais crianças e adolescentes do que na década de 1970. Isso significa que o grupo de indivíduos entre 5 e 19 anos que estão acima do peso saltou de 11 milhões naquela época para 124 milhões. É um contingente de jovens equivalente a quase toda a população do México, estimada hoje em 127 milhões segundo o Banco Mundial, que sofre de uma condição que pode prejudicar a saúde na vida adulta.

O dado foi revelado ontem por um novo estudo liderado pelo Imperial College de Londres e pela OMS (Organização Mundial de Saúde), descrito na revista internacional “The Lancet”. Os pesquisadores compararam dados sobre o peso de crianças e jovens em 1975 e em 2016. E verificaram que, nessas quatro décadas, o índice de obesos cresceu de 0,7% para 5,6% entre meninas, e de 0,9% para 7,8% entre meninos.

Divulgado na véspera do Dia Mundial da Obesidade, comemorado na última quarta-feira (11), o estudo avaliou quase 130 milhões de pessoas de 200 países. Destas, 31,5 milhões eram indivíduos com idades entre 5 e 19 anos, a faixa etária que registrou maior avanço no excesso de peso.

“As taxas de obesidade em crianças e adolescentes continuam a aumentar em países de baixa e média renda, o que é preocupante. Mais recentemente, esse índice estabilizou em países de renda mais alta, embora permaneça inaceitavelmente alto”, afirmou o autor principal do estudo, Majid Ezzati, da Escola de Saúde Pública do Imperial College.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Jovem de 17 anos toma dose excessiva de paracetamol e morre
Financial Times Group é vendido para grupo japonês Nikkei por 4,32 bilhões de reais
https://www.osul.com.br/obesidade-aumentou-nos-estados-unidos-e-ja-atingiu-cerca-de-40-dos-adultos/ A obesidade aumentou nos Estados Unidos e já atingiu cerca de 40% dos adultos 2017-10-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar