Emerson Kretschmer realiza nos bastidores os últimos ajustes em seu violino antes do concerto. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Gasparotto
“A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia”
Ludwig van Beethoven
O concerto da Ospa, dando continuidade à série Theatro São Pedro, teve a participação de um instrumento incomum, o eufônio, ou bombardino – do grego, Euphonium significa “som bonito”. Assim é chamado por ter o timbre mais suave e “redondo” que o do trombone, e também é conhecido como tuba tenor. O músico Fernando Deddos veio especialmente a Porto Alegre para ser o solista na execução de sua composição inédita, “Concerto para Eufônio”.
O maestro Rossen Georgov, número 1 da Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional da Bulgária, regeu a audição, que iniciou com a composição “Five Sketches”, de Marin Goleminov, igualmente búlgaro, como o regente.
No detalhe: os registros artísticos do fotógrafo Pedro Heinrich da luz pré-concerto. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Luzes do Theatro São Pedro à espera de mais uma apresentação da Ospa. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Paulo Paranhos é um dos violeiros da orquestra. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Rodrigo Alquati tocando o violoncelo. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Carinho: o olhar atento de Emerson Kretschmer a todos os detalhes do violino que toca na Ospa. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Rossen Gergov, o maestro principal da Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional da Bulgária, veio a Porto Alegre especialmente para conduzir concerto da Ospa. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Flávio Moraes ensaiando com o fagote. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
No detalhe: Deddos habilmente executa o seu instrumento. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
O músico Fernando Deddos compôs uma peça especial para o instrumento eufônio, e fez a sua estreia a pedido da Ospa. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)