Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Olimpíada antecipada

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Os deputados federais não quiseram esperar até 5 de agosto, quando serão espectadores do encontro de 10 mil e 500 atletas, vindos de 206 países para o Rio de Janeiro. Anteciparam-se, abrindo uma Olimpíada particular: a da Oratória. Nenhum dos 513 atletas queria ficar fora.

Fardados, do espaço de seis metros quadrados da tribuna praticaram várias modalidades. Arremessaram dardos, tentaram gols de placa, esmeraram-se na defesa como goleiros de seleção, esgrimiram e praticaram a ginástica rítmica das palavras. Alguns optaram pelo tiro esportivo e outros foram ao esforço do triatlo político-jurídico.

Os índices registrados credenciam a Câmara a reivindicar o título mundial de sessão plenária mais longa. Medalhas para Suas Excelências.

SOB COBRANÇA

Deputados vivem isolados em Brasília de terças a quintas-feiras. Porém, nos finais de semana percorrem suas bases eleitorais e são cobrados pelo aumento do desemprego e da inflação, além dos episódios de corrupção. Ao mesmo tempo, as redes sociais pressionam como nunca. São circunstâncias que determinam a virada de muitos votos a favor do impeachment.

LUZES E AÇÃO

Brasília não é Hollywood, mas a Câmara serve hoje de cenário para a refilmagem de Luta Mortal, produzido em 2006 e que se tornou um dos campeões de bilheteria daquele ano. Trata do desafio e vingança de antigos rivais.

TÁTICA DA VIOLÊNCIA

A maioria da população não vai se resignar, como se fosse refém das ameaças de violência da CUT e do MST. A prática de países totalitários não pode ser tolerada. Um dos princípios da Democracia é aceitar a vontade do voto livre na Câmara.

TESOURA EM AÇÃO

Assunto para os deputados do PT comentarem terça-feira na Assembleia Legislativa: o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017, enviado ao Congresso, proíbe a contratação de novos servidores pelo governo federal. Também limitará reajustes salariais.

RÁPIDAS

* A única certeza no plenário hoje: haverá xingamentos, gritarias, agressões verbais, berros e gestos inconvenientes.

* Veia poética: 22 deputados encerraram seus pronunciamentos, na longa sessão da Câmara, lendo trechos de poesias.

* Os parlamentares seguiram rigorosamente o ditado: não se perde a chance de uma vitrine.

* Na tribuna, 16 deputados saudaram familiares, citando-os nome a nome. Estenderam ainda os salamaleques aos seus eleitores.

* Ao longo de muitos discursos ficou difícil distinguir conveniência e convicção.

* Foi um longo dia que chegou à exaustão com informações e contrainformações sobre pesquisas de votos para o impeachment.

* Às 22h15min de ontem, começou um empurra-empurra entre deputados no plenário. A turma do deixa disso teve dificuldades.

* O zigue-zague é uma famosa linha usada intensamente pela esquerda, pelo centro e pela direita.

* Alguns assessores foram cruéis: ao redigirem discursos, incluíram palavras e expressões que provocaram tropeços de deputados na tribuna.

* Cartaz em restaurante de estrada: Não coma demais. Podem pensar que você é contra o regime.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Dilma conta 175 votos
PF monitora manifestantes importados
https://www.osul.com.br/olimpiada-antecipada/ Olimpíada antecipada 2016-04-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar