Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo OMS alerta que zika deve afetar quase todo o continente americano

Compartilhe esta notícia:

Aedes aegypti transmite o zika vírus, a dengue e a febre chikungunya (Foto: Christophe Simon/AFP)

O vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e suspeito de provocar más-formações fetais, deve atingir todo o continente americano, com exceção do Canadá e Chile, advertiu, nessa segunda-feira, a OMS (Organização Mundial da Saúde). O vírus está presente em 21 dos 55 países e territórios das Américas, afirmou, em comunicado, a OMS. De acordo com a nota oficial, o Aedes aegypti, que também transmite dengue e chikungunya, já está em todos os países do continente, exceto nos dois citados acima.

Por este motivo, a agência da Organização das Nações Unidas prevê que “o vírus zika continuará a expansão e provavelmente afetará todos os países e territórios da região com presença do Aedes aegypti”. A OMS diz que como a população do continente não ficou exposta antes de casos no Brasil, em maio de 2015, carece de imunidade, o que permite a propagação com mais rapidez.

Ao abrir, nessa segunda-feira, a reunião do comitê executivo da OMS em Genebra (Suíça), a diretora Margaret Chan disse que “a propagação explosiva do vírus zika (…) é motivo de preocupação, sobretudo pelo possível vínculo entre as infecções durante a gravidez e as crianças nascidas com microcefalia”. (AFP)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O chefe de espionagem da Rússia se encontra com autoridades dos Estados Unidos
Cristiane Brasil pediu que o Supremo anule a decisão de Cármen Lúcia que suspendeu sua posse no Ministério do Trabalho
https://www.osul.com.br/oms-alerta-que-zika-deve-afetar-quase-todo-o-continente-americano/ OMS alerta que zika deve afetar quase todo o continente americano 2016-01-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar