Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A ONU alerta que um erro de cálculo poderá ativar o conflito na Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

Jeffrey Feltman cumprimeira o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-Ho, durante encontro no dia 7 de dezembro, em Pyongyang (Foto: Reprodução)

O subsecretário-geral de Assuntos Políticos da ONU, Jeffrey Feltman, fez um alerta para a possibilidade de um grave erro de cálculo, que poderia desencadear um conflito com a Coreia do Norte, ao mesmo tempo que pediu a Pyongyang que mantenha os canais de comunicação abertos, após uma visita inusual ao país asiático.

A viagem de quatro dias de Feltman a Coreia do Norte, a primeira de um diplomata de alto nível da ONU desde 2010, começou menos de uma semana depois do anúncio de Pyongyang sobre o teste de um novo míssil balístico capaz de alcançar o território dos Estados Unidos.

“Ao notar a necessidade urgente de evitar erros de cálculos e de abertura de canais para reduzir os riscos de conflito, Feltman destacou que a comunidade internacional, preocupada com a tensão crescente, está comprometida com a conquista de uma solução pacífica à situação na Península da Coreia”, indicou a ONU em um comunicado.

O texto informa que Feltman se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-Ho, e o vice-ministro das Relações Exteriores, Pak Myong-Kuk, que “concordaram que a situação atual é o tema de paz e segurança mais tenso e perigoso do mundo”.

Feltman destacou que “só pode existir uma solução diplomática para a situação, alcançada por meio de um processo de diálogo sincero”.

O governo da Coreia do Norte advertiu neste domingo (10) que um bloqueio marítimo ao seu país seria “uma declaração de guerra”, em referência a uma das novas sanções que os Estados Unidos planejam impor a Pyongyang após o lançamento de seu último míssil balístico.

No sábado, a agência estatal de notícias da Coreia do Norte, KCNA, afirmou que “a política de hostilidade dos Estados Unidos em relação à RPDC (Coreia do Norte) e sua chantagem nuclear são os culpados pela atual situação de tensão na península da Coreia”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

França diz que decisão de Trump sobre Jerusalém é “ameaça à paz”
Réplicas de tremores por teste nuclear de setembro são detectadas na Coreia do Norte
https://www.osul.com.br/onu-alerta-que-um-erro-de-calculo-podera-ativar-o-conflito-na-coreia-do-norte/ A ONU alerta que um erro de cálculo poderá ativar o conflito na Coreia do Norte 2017-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar