Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Onyx diz que extinção de 700 conselhos acaba com farra de viagens e diárias

Compartilhe esta notícia:

Ministro Onyx Lorenzoni (C) destaca o fim de conselhos aparelhados pela esquerda. (Foto Divulgação/EBC)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Um ponto que não mereceu maior destaque da mídia no pacotão anunciado nos 100 dias de governo de Jair Bolsonaro terá enorme alcance na redução do aparelhamento ideológico de estruturas custeadas com dinheiro público. Trata-se do decreto que prevê a extinção de quase todos conselhos do Poder Executivo federal, que chegam a cerca de 700. A maioria destes conselhos foi uma forma encontrada no passado para acomodar e amansar companheiros de partido.

Conselhos aparelhados

Chefe da Casa Civil da presidência da República, o ministro Onyx Lorenzoni explicou ao colunista, que o governo, com a extinção destes 700 órgãos, tem expectativa de reduzir drasticamente o número de colegiados e melhorar a eficiência e a transparência de seus trabalhos. Os membros da maioria destes conselhos recebiam ajuda de custo, passagens e pagamento de diárias em hotéis de luxo. O preenchimento destes órgãos obedecia geralmente critério apenas ideológico, sem critério técnico, nomeando-se apenas membros afinados com a esquerda. O governo agora deverá fazer um pente-fino e reativar conselhos que realmente possam contribuir para políticas publicas em áreas essenciais, explica o ministro.

Em votação, a nova planta do IPTU na capital gaúcha

O prefeito Marchezan Junior testará mais uma vez a sua base na Câmara esta semana na votação do projeto que altera a planta de valores pra a cobrança do IPTU corrigindo distorções históricas. O governo acredita numa maioria de 22 dos 36 vereadores. A oposição, com a adesão de alguns vereadores da base, garante que não é bem assim. Este é o momento em que muitos vereadores buscam valorizar o seu voto.

Deputado Marco Feliciano transtornado?

Vice-líder do governo, o deputado Marco Feliciano é mais um dos nomes que utiliza os benefícios do cargo, mas engrossa as fileiras da oposição. Suas últimas declarações sobre o vice-presidente  Hamilton Mourão deixam claro o nível de alinhamento deste que hoje, surpreendentemente, ainda é vice-líder do governo: “Judas”, “traidor” e “sem caráter”.

Marechal Castelo Branco

Vândalos danificaram a placa que denomina a principal entrada de Porto Alegre de “Avenida Marechal Castelo Branco”. A denominação presta homenagem a um herói de guerra e primeiro presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional.

Reforma da Previdência: contra ricos ou pobres?

O professor gaúcho Fernando Schüler, conferencista e consultor de empresas, tem uma definição que esclarece a dúvida sobre se a reforma da Previdência prejudicará ricos ou pobres:
– Se a reforma da previdência fosse contra os pobres, explicou Schüler dias atrás, já teria sido aprovada há muito tempo, e sem a menor dificuldade.

Imbituba e Itajaí com Rio Grande

Não é só de lideranças políticas de Rio Grande que surge a oposição mais forte para o Porto Intermodal de Torres, embora o empreendimento venha sendo estruturado apenas com recursos privados. Agora, aliam-se a esses grupos, lideranças dos portos de Imbituba e Itajaí, de Santa Catarina. Os três portos – Imbituba, Itajaí e Rio Grande – não possuem o calado de Torres – 22 metros – que traria para o litoral norte gaúcho as grandes embarcações, incluindo de turismo, além de oferecer menor custo na integração para o transporte de cargas.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

No escuro, por enquanto
Silêncio perturbador
https://www.osul.com.br/onyx-diz-que-extincao-de-700-conselhos-acaba-com-farra-de-viagens-e-diarias/ Onyx diz que extinção de 700 conselhos acaba com farra de viagens e diárias 2019-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar