Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Polícia Civil desarticula quadrilha que aplicava golpes com cartões de crédito no Rio Grande do Sul e em São Paulo

Compartilhe esta notícia:

Cartões eram utilizados por quadrilha de estelionatários. (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil deflagrou uma operação nesta quarta-feira contra uma quadrilha de estelionatários especializada em golpes com cartões de créditos no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Foram presas cinco pessoas em Porto Alegre, e até o fim da manhã outras três prisões foram efetuadas na capital paulistana.

São 11 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em Porto Alegre, Viamão, na Região Metropolitana, e em São Paulo. Foram identificadas pela polícia 29 vítimas do golpe.

Apontado como líder da quadrilha, um dos suspeitos, disse no momento da prisão que não tinha conhecimento do esquema.

Conforme a investigação, os criminosos ligavam para as vítimas se passando por atendentes de centrais de segurança de cartões de crédito e perguntavam se elas estavam realizando alguma compra naquele momento. As vítimas, que nem sempre estavam fazendo transações, negavam, começando os golpes. Os telefonemas eram sempre feitos para telefones fixos.

Os estelionatários se colocavam à disposição, para fazer o bloqueio dos cartões e pediam às vítimas que fizessem isso. Alertavam, ao mesmo tempo, que o chip precisava ficar intacto. Em seguida pediam que ligassem para o telefone que estava no verso dos cartões.

A vítima era levada a pensar que estava fazendo uma nova ligação para realizar o bloqueio, e pediam, ainda, para que digitassem a senha para confirmar a autenticidade do processo. Ao colocar a senha no teclado do telefone, os estelionatários conseguiam codificar os números.

O passo seguinte era entregar o cartão para um motoboy, identificado pela falsa central de segurança. Conforme a orientação dos criminosos, dessa maneira a vítima ajudaria a polícia a prender uma quadrilha de clonagem, mas eles usavam o chip e a senha para saques, compras e empréstimos. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Pais submetiam filhos a pegadinhas no youtube e perderam a guarda de 2 deles
42% das famílias brasileiras trocaram marcas caras pelas mais baratas nos supermercados
https://www.osul.com.br/operacao-policial-desarticula-quadrilha-que-usava-central-telefonica-para-roubar-dados-de-cartoes-de-credito/ Polícia Civil desarticula quadrilha que aplicava golpes com cartões de crédito no Rio Grande do Sul e em São Paulo 2017-05-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar