Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Operadora de telefonia ajudou agência secreta dos EUA a espionar e-mails

Compartilhe esta notícia:

Cooperação da AT&T envolveu uma ampla gama de atividades confidenciais. (Foto: Reprodução)

A habilidade da NSA (agência nacional de segurança norte-americana) de espionar vastas quantidades de tráfico de internet nos EUA teve como apoio uma parceria de décadas com uma única companhia: a gigante de telecomunicação AT&T. Embora se saiba há bastante tempo que as companhias de telecomunicações dos EUA trabalharam de forma próxima com a agência, documentos recentemente divulgados da NSA mostram que a relação com a AT&T tem sido considerada única e especialmente produtiva.

A cooperação da AT&T envolveu uma ampla gama de atividades confidenciais, de acordo com os documentos, datados de 2003 a 2013. A companhia deu acesso à NSA, por meio de vários métodos cobertos por diferentes decisões judiciais, a trilhões de e-mails que trafegavam em suas redes domésticas. Ela forneceu assistência técnica para aplicação de uma ordem de uma corte secreta permitindo que se interceptassem todas as comunicações de internet na sede da ONU, um cliente da AT&T.

O orçamento ultrassecreto da NSA em 2013 para a parceria com a AT&T correspondeu a mais de duas vezes o valor gasto com o segundo maior programa desse tipo. A companhia instalou equipamentos de monitoramento em 17 pontos de internet em solo norte-americano.

Debate
Não está claro se os programas continuam operando da mesma forma atualmente. Desde que as revelações do ex-funcionário da agência Edward J. Snowden desataram um debate global sobre monitoramento há dois anos, algumas companhias de tecnologia expressaram irritação com o que caracterizaram como intrusões da NSA e estabeleceram novas criptografias para coibi-las.

Os documentos da NSA não identificam a AT&T ou outras companhias por nome. Mas se referem às parcerias corporativas geridas pela divisão de Operações de Recursos Especiais da agência por meio de nomes em código. A divisão é responsável por mais de 80% da informação que a NSA coleta, diz um dos documentos. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Corte norte-americana suspendeu a proibição a transgêneros nas Forças Armadas dos Estados Unidos
Receita Federal paga restituições do terceiro lote do Imposto de Renda 2015
https://www.osul.com.br/operadora-de-telefonia-ajudou-agencia-secreta-dos-eua-a-espionar-e-mails/ Operadora de telefonia ajudou agência secreta dos EUA a espionar e-mails 2015-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar