Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política A oposição articula criar uma CPI para investigar a espionagem que estaria sendo feita pelo governo

Compartilhe esta notícia:

O presidente Temer teria acionado o órgão de inteligência para espionar o ministro Fachin. (Foto: Lula Marque /AGPT)

A investida da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) contra o ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), pode resultar na criação de uma CPI na Câmara dos Deputados.

O deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ) já formulou um requerimento de criação do colegiado. A partir desta semana, ele fará um corpo a corpo entre os colegas para coletar as assinaturas necessárias para que a CPI saia do papel. Pelo menos 171 deputados precisam apoiar o requerimento.

Conforme revelou revista Veja, o presidente Michel Temer acionou o órgão de inteligência para espionar o ministro Edson Fachin, responsável por dar prosseguimento a investigações contra o próprio Temer e seus aliados.

As denúncias publicadas são extremamente graves e reforçam a acusação de que o Presidente da República estaria utilizando o cargo para obstruir as investigações que buscam o esclarecimento de crimes que teriam sido praticados por ele e por seus auxiliares, conforme os autos em tramitação no Supremo Tribunal Federal”, afirma Molon no documento que pede a criação da CPI.

O deputado de oposição sustenta ainda que a ação da Abin configura crime e que, se confirmada, entrará para a história “como um dos mais graves atentados à separação de poderes desde a promulgação da Constituição de 1988”. “O Poder Legislativo tem o dever de investigar as denúncias publicadas, de maneira a resguardar a Constituição e responsabilizar os agentes públicos envolvidos”, disse Alessandro Molon.

Após a coleta e checagem das assinaturas, a CPI precisa ser autorizada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que é aliado de Temer.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O pedido de prisão de Aécio Neves e o desgaste eleitoral deixam o PSDB em cima do muro sobre Temer
O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral pode ter passado a perna nos irmãos Batista
https://www.osul.com.br/oposicao-articula-criar-uma-cpi-para-investigar-espionagem-que-estaria-sendo-feita-pelo-governo/ A oposição articula criar uma CPI para investigar a espionagem que estaria sendo feita pelo governo 2017-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar