Últimas Notícias > Notícias > A prefeitura de Porto Alegre interditou uma loja que desbloqueava celulares roubados ou extraviados

Orquestra Jovem do RS faz 1º Concerto Oficial Temporada 2018 nesta quarta-feira (18)

Apresentação será no Centro Histórico e Cultural da Santa Casa e é gratuito. Crédito: Isaias Mattos)

 

Nesta quarta-feira (18), a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul sobe ao palco para o 1º Concerto Oficial Temporada 2018. O espetáculo está agendado para às 19h no Teatro do Centro Histórico e Cultural da Santa Casa, e terá a apresentação para o grande público dos maestros assistente e auxiliar do regente titular Telmo Jaconi.

A apresentação começa com a execução da música Subida, café mau passado, composta pelos alunos P.L Moraes e S. Hackmann, arranjada por Nicolas Abreu e regida por Marco Aurélio Domingos, todos alunos da OJRS. Logo depois é a vez do regente assistente André Oliveira subir ao palco e reger a Orquestra em algumas músicas, entre elas a do Star Wars. O maestro titular, Telmo Jaconi, encerra o concerto com Abertura Coriolano, de Beethoven, e um tributo ao cinema italiano de Ennio Morricone, que compôs as trilhas de A Vida é Bela, O Carteiro e o Poeta, entre outros.

Os concertos oficiais da Temporada 2018 são apresentados pelo Ministério da Cultura, Secretaria Estadual da Cultura, Esporte e Lazer, Banrisul e Braskem.

Na quinta-feira, dia 19, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul faz outra apresentação, também gratuita, às 17h30, na Casa de Apoio Madre Ana. Esse evento integra o Circuito de Capelas e tem no repertório temático As Músicas de Cinema.

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul proporciona formação profissional na área da música instrumental, inclusão social, geração de renda e oportunidades de vida a mais de 100 crianças e jovens da Grande Porto Alegre. Estudantes da rede pública de ensino, na faixa etária de 10 a 24 anos, formam o público alvo que compõe o corpo orquestral, constituído pelos seguintes instrumentos: flauta doce, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompete, trombone, tuba, tímpano, percussão e piano.

A entidade mantenedora é a Associação Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, criada em 2010, uma ONG pautada pelo princípio de transparência e voltada à gestão integral da Orquestra. A manutenção das atividades ocorre por meio de contribuições dos Amigos da Orquestra Jovem, projetos incentivados, empresas patrocinadoras e doações.

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul é reconhecida em todo o Rio Grande do Sul e no Uruguai, já tendo realizado concertos em dezenas de cidades. Em 2012 recebeu o Prêmio Líderes e Vencedores, concedido pela Assembleia Legislativa, e o Prêmio Equilibrista do Ano, do IBEF/RS (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças). Em 2014, venceu o edital Funarte de Apoio a Orquestras e, em 2015, o edital Pró-Cultura RS/FAC Sonora Musical.

Além dos concertos mensais gratuitos realizados no Teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, os alunos fazem apresentações em eventos públicos e privados em todo o Estado, e em diversas capelas de Porto Alegre, com a série Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul – Circuito das Capelas.

Deixe seu comentário: