Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Os alimentos para dar adeus em 2016

Compartilhe esta notícia:

Alimentos que mais têm relação com doenças cardiovasculares. (Foto: Reprodução)

Fim de ano chegando e com ele as novas resoluções para os próximos 12 meses. E uma das promessas mais populares entre as mulheres é a perda dos quilinhos a mais e o comprometimento com hábitos mais saudáveis. Pensando nisso, confira uma lista com os alimentos que você deve dar adeus em 2016.

Açúcar branco
Isso porque ele passa por refinamento, tem alto índice glicêmico. Assim, dispara a insulina, abrindo o apetite. Isso pode causar sobrepeso ou diabetes. Mas não quer dizer que tem que parar de comer doce. Pode ingerir de maneira orientada e inteligente.

Sal
Os produtos hoje são processados, e o sal está presente em nossa mesa indiretamente. O recomendado é ingerir de duas a cinco gramas de sal por dia. Mas o brasileiro está chegando a 14 gramas.

Gorduras saturadas
Atualmente os alimentos que mais têm relação com doenças cardiovasculares são aqueles que têm gorduras saturadas. Geralmente acontecem de maneira silenciosa na dieta do brasileiro. Alimentos processados têm mais gordura. Entre os vilões estão as bolachas e biscoitos recheados. Aquela carne de gordura amarela também deve ser evitada. É importante ficar atento aos rótulos dos alimentos.

Refrigerantes
Podem trazer prejuízo à saúde. Isso porque há componentes que afetam dentes, ossos, cabelos. São aditivos químicos, como sal e sódio, que favorecem à retenção de líquidos. Tomar refrigerante constantemente pode causar dores estomacais e desconforto. O gás no refrigerante aumenta o suco gástrico e a possibilidade de gastrite. Eles também prejudicam o controle do pH do nosso corpo por serem extremamente ácidos.

Adoçante
Envolve substância artificial, pode causar enxaqueca, alergia, falta de concentração e mudança no paladar. Além disso, aumenta a resistência à insulina, porque altera a microbiota intestinal modificando a resposta celular à glicose.

Produtos industrializados
Podem ser saborosos, práticos, com maior durabilidade, mas nem sempre são saudáveis. Têm diversos aditivos químicos. Um dos principais vilões é o sódio. Ele é colocado para preservar o alimento. Outro componente é a gordura trans. Por isso, devemos riscar os produtos industrializados da nossa alimentação.

Alimentos diet e light
Eles devem ser consumidos com atenção. E é preciso entender cada um deles. Diet é a retirada de algum nutriente. Pode ser açúcar, sódio ou outro. São direcionados à um público especifico, por exemplo, diabético. Já light é aquele que tem valor energético no conteúdo baixo ou reduzido em pelo menos 25%.

Farinha branca
Esse alimento é pobre em nutriente e tem alto índice glicêmico, semelhante ao açúcar no organismo. O processo de refinamento é prejudicial.

Carne vermelha
O consumo excessivo causa problemas no coração e aumenta a probabilidade de câncer e hipertensão. Por outro lado, se for consumida de maneira cautelosa pode trazer benefícios. O ideal é comer em torno de 100 a 200 gramas por dia. Não pode passar de 700 gramas por semana. Assim, evita-se anemia. Quem preferir pode trocar por carne branca, que tem benefícios e não está associada a doenças. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Saiba o que o seu cachorro não poderá comer nas festas de Ano-Novo
Por que o risco de infarto aumenta nas festas de fim de ano
https://www.osul.com.br/os-alimentos-para-dar-adeus-em-2016/ Os alimentos para dar adeus em 2016 2016-12-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar