Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os casos de pólio caem de 350 mil para 30 no mundo; a erradicação da doença está próxima

Compartilhe esta notícia:

Em Porto Alegre, a data final foi prorrogada para 20 de novembro. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Há 30 anos, o vírus selvagem da poliomielite paralisava cerca de 350 mil crianças em mais de 125 países todos os anos. Dados divulgados essa semana pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que, em 2018, apenas 30 casos da doença foram notificados em dois países – Afeganistão e Paquistão. O mundo, segundo a entidade, está à beira de um sucesso sem precedentes na saúde pública: a erradicação global da doença.

A Organização Mundial da Saúde e seus parceiros da Iniciativa Global para Erradicação da Pólio se comprometem a apoiar integralmente os governos do Afeganistão e do Paquistão para combater a doença em seus últimos redutos e livrar-se dessa doença debilitante de uma vez por todas”, destacou a organização, por meio de comunicado.

De acordo com a nota, a erradicação da pólio exige altas coberturas vacinais em todo o planeta para que se consiga bloquear a transmissão de um vírus extremamente contagioso. Infelizmente, segundo a Organização Mundial da Saúde, algumas crianças permanecem sem acesso às doses adequadas por motivos diversos, incluindo falta de infraestrutura, localidades remotas, migração, conflitos, insegurança e resistência à vacinação.

A meta das equipes em solo no Afeganistão e no Paquistão é muito clara: localizar e vacinar todas as crianças antes que o vírus chegue até elas. Esses países alcançaram enorme progresso. Há 20 anos o poliovírus paralisava mais de 340 mil crianças em todo o Paquistão. Em 2018, apenas oito casos foram reportados em alguns distritos.”

A Organização Mundial da Saúde destacou, entretanto, que o processo de erradicação da pólio deve ser um esforço no sentido “tudo ou nada” e que uma possível falha em acabar com esses últimos redutos poderia resultar no ressurgimento da doença, chegando a até 200 mil novos casos em todo o mundo num prazo de dez anos.

Estamos no caminho certo para alcançar o sucesso. Um Paquistão e um Afeganistão livres da pólio significam um mundo livre da pólio”, concluiu a organização, citando que a erradicação da doença poderia economizar entre 40 bilhões de dólares e 50 bilhões de dólares, sendo a maioria em países de baixa renda. “E os benefícios humanitários serão sustentados para as gerações futuras: nenhuma criança jamais seria afetada novamente por essa terrível doença”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A ideia de Bolsonaro de oferecer espaço para uma base militar dos Estados Unidos é motivo de críticas entre militares
Carlos Bolsonaro, filho do presidente, acompanhou o pai na primeira semana de governo e mantém o controle das redes sociais de Jair Bolsonaro
https://www.osul.com.br/os-casos-de-polio-caem-de-350-mil-para-30-no-mundo-a-erradicacao-da-doenca-esta-proxima/ Os casos de pólio caem de 350 mil para 30 no mundo; a erradicação da doença está próxima 2019-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar