Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os desafios que o presidente eleito da França tem pela frente

Compartilhe esta notícia:

O presidente francês Emmanuel Macron (foto) conversou por telefone com o colega iraniano Hassan Rohani. (Foto: Reprodução)

O centrista Emmanuel Macron venceu no domingo (7) o segundo turno da eleição presidencial na França com 66% dos votos contra Marine Le Pen, da extrema direita, que obteve 34%, segundo números oficiais divulgados pelo ministério do Interior. Macron, 39 anos, é o mais jovem presidente da história do país. Ex-ministro da Economia do presidente François Hollande, ele jamais havia disputado uma eleição.

Apesar da ampla vantagem na votação, pesquisas realizadas antes do segundo turno indicaram que grande parte dos eleitores franceses votou em Macron por falta de escolha e não por aderir às suas ideias, o chamado voto útil. Macron deverá tomar posse em 14 de maio, quando termina o mandato do presidente François Hollande. O novo líder da França terá inúmeros desafios, políticos, econômicos e sociais durante o mandato.

Seu programa prevê várias reformas, como a da legislação trabalhista, fiscal, do seguro desemprego e da Previdência, com a unificação do sistema de cálculo das pensões de servidores e de trabalhadores do setor privado.

A seguir, os principais desafios do novo presidente eleito da França:

Obter maioria no parlamento

É o grande desafio de Macron após sua posse. Para conquistar maioria parlamentar nas eleições legislativas em junho, são necessárias 290 cadeiras de um total de 577.

Reduzir o desemprego

Macron afirma que a redução do desemprego está no “centro” de seu programa. A taxa atual é de 10%, mas atinge índices mais elevados em algumas regiões do país.

Cortar os gastos públicos

O presidente eleito defende cortes de 60 bilhões de euros (mais de R$ 200 bilhões) durante seu mandato.

Reforçar a integração da União Europeia

O presidente eleito chegou na noite de domingo à esplanada do Museu do Louvre para celebrar sua vitória ao som da Ode à Alegria, de Beethoven, que é o hino da União Europeia. O pró-europeu quer fazer várias mudanças no bloco e aprofundar a integração. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Duas pessoas morrem e outras três ficam feridas em tiroteio em Gravataí
O Ministério Público Federal pediu à Justiça que a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, deixe de atuar como advogada do ex-presidente Lula
https://www.osul.com.br/os-desafios-que-o-presidente-aleito-da-franca-tem-pela-frente/ Os desafios que o presidente eleito da França tem pela frente 2017-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar