Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos mantêm centenas de crianças imigrantes em barracas há meses

Compartilhe esta notícia:

As crianças ficam separadas dos pais. (Foto: Reprodução/U.S. Border Patrol)

Autoridades dos Estados Unidos estão mantendo algumas crianças imigrantes que entraram no país ilegalmente sem nenhum dos pais em uma “cidade de barracas” temporária no Texas há meses, violando uma ordem legal de 20 anos que determina quanto tempo menores de idade podem permanecer detidos, de acordo com documentos de advogados de direitos civis e defensores da imigração registrados em tribunais.

Mais de 500 crianças estão abrigadas em barracas perto de Tornillo, no Texas, desde agosto, e 46 estão no local desde junho, segundo autos apresentados por organizações de direitos civis e grupos de ativistas que representam crianças imigrantes na sexta-feira a uma corte federal de Los Angeles.

Os autos contestam um pedido do governo para isentar o ORR (Escritório de Reassentamento de Refugiados), que administra a cidade de barracas como uma sucursal do HHS (Departamento de Saúde e Serviços Humanos), da supervisão de um monitor indicado por um tribunal.

Pelos termos de um acordo judicial de 1997 conhecido como Acordo Flores, as autoridades dos EUA precisam transferir rapidamente crianças imigrantes localizadas em centros de detenção nos moldes de prisões, seja entregando-as a guardiões ou instalando-as em abrigos credenciados pelo Estado com acesso a educação e aconselhamento legal, geralmente dentro de 20 dias. Tornillo não é um abrigo credenciado.

A cidade de barracas de Tornillo foi aberta em junho como medida de emergência temporária porque o número de crianças sob custódia do ORR aumentou acentuadamente.

Nem o ORR nem o Departamento de Justiça respondeu de imediato a um pedido de comentário. Em uma ficha técnica de 12 de outubro, o HHS disse que o abrigo temporário é necessário por causa da quantidade de menores desacompanhados sob seus cuidados para que a “Patrulha de Fronteira possa continuar com sua missão de segurança nacional vital de impedir a imigração ilegal e o tráfico e proteger as fronteiras dos Estados Unidos”.

A cidade de barracas não abriga nenhuma criança que foi separada dos pais. A instalação tem 3.800 leitos e até 12 de outubro acolhia cerca de 1.500 crianças, segundo uma ficha técnica do governo.

“Nenhuma das crianças em Tornillo está recebendo educação ou cuidados de saúde mental frequentes, entre outros benefícios aos quais teriam direito se fossem colocadas em um abrigo credenciado”, informaram documentos legais apresentados por Leah Chavla, uma advogada de direitos civis que visitou Tornillo no dia 24 de setembro.

Trump e ex-rival Ted Cruz fazem campanha juntos para eleição acirrada no Texas

Durante a campanha de 2016, quando Trump e Cruz disputavam a indicação presidencial republicana, houve alguma animosidade entre ambos. Trump apelidou Cruz de “Ted Mentiroso”, e Cruz chamou Trump de “covarde chorão”.

O comício de segunda-feira em Houston foi a primeira vez em que Trump usou seu capital político para ajudar Cruz, que lidera as pesquisas de intenção de voto, a derrotar O’Rourke.

“Deus abençoe o Texas, e Deus abençoe o presidente Donald Trump”, disse Cruz nos comentários inaugurais do evento na arena Toyota Center lotada.

Depois de dar um novo apelido a Cruz, “Ted Lindo”, Trump lembrou a batalha de 2016 ao subir no pódio depois de os dois se abraçarem.

“Vocês sabem que tivemos nossas dificuldades”, disse. “Mas vou lhes dizer, ninguém me ajudou mais… do que o senador Ted Cruz”.

Trump logo voltou sua atenção para O’Rourke, que vem se destacando em um Estado tradicionalmente republicano e dando aos democratas a esperança de acabarem com o domínio antigo do partido no Texas.

Trump classificou O’Rourke como “uma farsa completa” e um “radical, um esquerdista de fronteiras abertas”.

O presidente está em campanha para conter o esforço democrata para assumir o controle da Câmara dos Deputados e possivelmente do Senado, o que lhes permitiria frear ou barrar grande parte de sua agenda e aumentar a supervisão e as investigações do Congresso sobre seu governo.

Os democratas parecem a caminho de conquistar a Câmara há meses, mas muitas corridas se tornaram apertadas nas últimas semanas, a tal ponto que alguns analistas acham concebível os republicanos se manterem no comando.

“Cerca de um mês atrás, eles estavam falando de uma ‘onda azul’”, disse Trump sobre as vitórias previstas para os democratas. “Não estamos mais ouvindo isso. A onda azul está se dissipando um pouco”.

Capitalizando um aumento recente no índice de aprovação da população, que passa dos 40 por cento, Trump está martelando dois temas: a imigração ilegal e a batalha brutal para a confirmação do juiz Brett Kavanaugh para a Suprema Corte no Senado. Ele também está defendendo um plano de cortes de impostos para a classe média.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Lula pede para sua ação penal ser suspensa até a decisão de comitê da Organização das Nações Unidas
O governo da China quer controlar o cristianismo no país
https://www.osul.com.br/os-estados-unidos-mantem-centenas-de-criancas-imigrantes-em-barracas-ha-meses/ Os Estados Unidos mantêm centenas de crianças imigrantes em barracas há meses 2018-10-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar