Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos pedem que os países latinos, inclusive o Brasil, rompam suas relações com a Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, em visita ao Chile. (Foto: Governo do Chile)

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu nesta quarta-feira (16), em Santigo (Chile), que Brasil, México, Chile e Peru rompam laços diplomáticos e econômicos com a Coreia do Norte a fim de aumentar o isolamento ao regime de Kim Jong-Un.

“Esperamos que Brasil, México, Chile e Peru se unam a nós para romper todos os laços econômicos e diplomáticos com a Coreia do Norte e, com esse isolamento, possamos chegar a uma solução pacífica na península coreana sem armas nucleares”, disse Pence em uma entrevista coletiva junto com a presidente chilena Michelle Bachelet.

Pence afirmou que a “pressão econômica e diplomática” teve resultados que levam a pensar em uma possível solução para que a Coreia do Norte finalmente abandone o seu programa de mísseis nucleares.

Bachelet, por sua vez, não se referiu ao pedido de Pence, mas expressou a sua preocupação com a continuidade do programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

Também reafirmou “o seu apoio à renovação de todos os esforços diplomáticos” para obter uma solução pacífica que permita cancelar o programa balístico norte-coreano.

As disputas entre Estados Unidos e Coreia do Norte alcançaram o ponto máximo depois que Kim Jong-Un ameaçou, há uma semana, lançar mísseis próximos à ilha de Guam, no Oceano Pacífico, onde os EUA têm uma base militar.

Isto provocou a ira do presidente Donald Trump, que assegurou uma resposta militar sem precedentes, causando o temor da comunidade internacional diante de um possível conflito nuclear, que perdeu força depois que o líder norte-coreano adiou o seu plano.

Pence também destacou a decisão de Kim, mas advertiu que “os Estados Unidos da América não permitirão um regime irregular na Coreia do Norte que possa desenvolver um programa nuclear que alcance os Estados Unidos”.

O Chile mantém uma relação comercial com a Coreia do Norte, mas não conta com uma embaixada em Pyongyang.

Chile

Na reunião com Mike Pence, Michelle Bachelet falou sobre os benefícios do programa de dispensa de visto, o acordo de livre comércio entre os dois países e a situação na Venezuela.

“A relação do Chile com os EUA é estratégica, tanto política quanto economicamente. Nós compartilhamos pontos de vista semelhantes sobre a democracia, os direitos humanos e mercados abertos”, disse a mandatária.

“O Chile, como 11 países da nossa região, assinaram a Declaração de Lima, há uma semana, o que sinaliza a nossa disponibilidade total para explorar formas de contribuir para a restauração da democracia na Venezuela, por meio de uma solução pacífica e negociada. Existe preocupação com os altos níveis de violência e a crise humanitária que os venezuelanos estão vivendo, o que está gerando naturalmente uma onda de migrantes a países vizinhos”, disse Michelle. (AFP e governo do Chile)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Twitter anuncia morte da rainha Elizabeth II por engano
Após o boicote dos bancos, as farmácias do Uruguai que vendem maconha se reuniram com o governo do país para encontrar alternativas para a venda da droga
https://www.osul.com.br/os-estados-unidos-pedem-que-o-brasil-e-outros-paises-latinos-rompam-suas-relacoes-com-coreia-do-norte/ Os Estados Unidos pedem que os países latinos, inclusive o Brasil, rompam suas relações com a Coreia do Norte 2017-08-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar