Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos podem interceptar “rapidamente” qualquer míssil norte-coreano que tiver a ilha de Guam como alvo, disse o governo americano

Compartilhe esta notícia:

Afirmação é do secretário de Defesa norte-americano, Jim Mattis. (Foto: Air Force Tech. Sgt. Brigitte N. Brantley/DOD)

O secretário de Defesa norte-americano, Jim Mattis, disse nesta segunda-feira (14) que os Estados Unidos poderão saber a trajetória de um míssil disparado pela Coreia do Norte em questão de minutos após o disparo e que irão interceptá-lo rapidamente caso o míssil esteja indo contra a ilha de Guam, território norte-americano no oceano Pacífico.

Autoridades dos EUA e o presidente da Coreia do Sul minimizaram nos dias recentes o risco de um conflito iminente, após Washington e Pyongyang trocarem intensas retóricas na semana passada.

Mas Mattis disse a repórteres que guerra pode eclodir caso a Coreia do Norte dispare um míssil contra os Estados Unidos.

Caso eles dispararem contra os Estados Unidos, isto levaria a uma guerra muito rapidamente”, afirmou Mattis. Os Estados Unidos saberiam a trajetória de um míssil norte-coreano “dentro de minutos” e caso um míssil esteja avaliado para bater em Guam, “iremos retirá-lo”, declarou.

O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou na semana passada que as forças militares dos EUA estavam “prontas” para caso a Coreia do Norte agisse imprudentemente após ameaçar lançar mísseis para o mar próximo a Guam.

Mattis disse que caso um míssil norte-coreano estivesse seguindo para águas próximas a Guam, ao invés de diretamente para a ilha, então o presidente decidiria qual ação tomar.

Preocupações de que a Coreia do Norte está perto de alcançar seu objetivo de colocar território dos EUA dentro de alcance de uma arma nuclear aumentaram tensões nos meses recentes.

Tensões na península coreana amenizaram ligeiramente nesta segunda-feira, à medida que o presidente sul-coreano disse que resoluções das ambições nucleares da Coreia do Norte devem ser feitas pacificamente.

Não deve mais haver guerra na península coreana. Quaisquer altos e baixos que enfrentemos, a situação nuclear da Coreia do Norte deve ser resolvida pacificamente”, disse o presidente Moon Jae-in em encontro com assessores seniores e conselheiros.

Estou certo de que os Estados Unidos responderão à atual situação calmamente e responsavelmente, em uma posição que é igual à nossa”, disse.

Relatório

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, recebeu um relatório de seu Exército sobre planos para atacar a área em torno de Guam e disse que vai observar as ações dos Estados Unidos por mais um tempo antes de tomar uma decisão, informou a agência de notícias oficial da Coreia do Norte na terça-feira (horário local).

Os Estados Unidos, que foram os primeiros a trazer inúmeros equipamentos nucleares estratégicos para perto de nós, devem primeiro tomar a decisão certa e mostrar ações se quiserem aliviar as tensões na península coreana e evitar um confronto militar perigoso”, disse Kim, segundo a KCNA.

O líder norte-coreano ordenou que o Exército fique sempre preparado caso ele tome uma decisão de ação, segundo a agência. (Reuters)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Tom Cruise se acidentou durante as filmagens de “Missão Impossível 6”: o ator gravava uma cena de ação em que pulava de um prédio para outro
Neymar já vendeu mais camisas do Paris Saint-Germain em uma semana do que o craque Di María em um ano inteiro
https://www.osul.com.br/os-estados-unidos-podem-interceptar-rapidamente-qualquer-missil-norte-coreano-que-tiver-ilha-de-guam-como-alvo-diz-o-governo-americano/ Os Estados Unidos podem interceptar “rapidamente” qualquer míssil norte-coreano que tiver a ilha de Guam como alvo, disse o governo americano 2017-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar