Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos proíbem viagens à Coreia do Norte a partir de 1° de setembro e dizem que os americanos devem deixar o País

Compartilhe esta notícia:

Coreia do Norte informou que a morte de americano foi “um mistério”. (Foto: Reprodução)

Uma restrição de viagens de portadores de passaporte norte-americano para a Coreia do Norte entrará em vigor em 1º de setembro e norte-americanos no país devem sair antes desta data, informou nesta quarta-feira (2) o Departamento de Estado norte-americano. Jornalistas e trabalhadores humanitários podem solicitar exceções à restrição, informou o departamento em nota pública.

O governo dos EUA informou no mês passado que iria proibir norte-americanos de viajarem à Coreia do Norte por conta do risco de “detenção de longo prazo” no país.

A restrição acontece em um momento de tensões elevadas entre os EUA e Coreia do Norte, que tem trabalhado para desenvolver um míssil capaz de levar uma ogiva nuclear capaz de atingir os EUA. A Coreia do Norte irá se tornar o único país para o qual norte-americanos são impedidos de viajar.

A decisão de proibir viagens à Coreia do Norte foi tomada após o caso do estudante norte-americano Otto Warmbier. Ele foi sentenciado no ano passado a 15 anos de trabalho forçado na Coreia do Norte, voltou aos EUA em coma em 13 de junho após ser libertado por razões humanitárias, e morreu em 18 de junho. As circunstâncias em torno da morte ainda não são claras, incluindo o motivo de Warmbier ter entrado em coma.

A Coreia do Norte informou através de sua mídia estatal que a morte de Warmbier foi “um mistério” e rejeitou acusações de que ele teria morrido como resultado de tortura e agressões na prisão.

Warmbier, aluno da Universidade da Virgínia, era curioso sobre o mundo e queria conhecê-lo todo, disse seu pai em uma entrevista em abril. Por isso, no final de 2015, o jovem se tornou membro da “New Year’s Party Tour”, da Young Pioneer Tours, uma agência de viagens que se vangloria de “excursões baratas para lugares que sua mãe não gostaria que você visitasse”.

Três outros norte-americanos continuam presos na Coreia do Norte, mas todos trabalhavam lá – dois em uma universidade privada coreano-americana e um em um hotel localizado em uma zona econômica especial no norte do país. A Young Pioneer Tours é uma agência de viagem cujo nome foi inspirado pelas ligas de jovens em países comunistas.

O líder norte-coreano Kim Jong Un estipulou a meta de atrair um milhão de turistas ao ano ao seu país. Os críticos dizem que o turismo é uma fonte significativa de moeda estrangeira para o regime.

Programa nuclear

A Coreia do Norte vem realizando uma série de testes nucleares desde 2016, ignorando sanções impostas pela comunidade internacional e resoluções do Conselho de Segurança da ONU. A situação, agora, é delicada, uma vez que analistas e líderes globais suspeitam que o regime esteja preparando mais testes nuclear.

China, aliada do Norte, e Coreia do Sul divulgaram que estão negociando a adoção de novas medidas contra a Coreia do Norte, caso insista em prosseguir com o seu programa nuclear.

A Rússia, por sua vez, manifestou a preocupação de que os EUA podem estar se preparando para atacar o país unilateralmente, tal qual o que foi feito na Síria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Chinês com 17 namoradas descobertas após acidente é preso por fraude
Bisavó dirige moto e vence preconceito
https://www.osul.com.br/os-estados-unidos-proibem-viagens-coreia-do-norte-partir-de-1-de-setembro-e-dizem-que-os-americanos-devem-deixar-o-pais/ Os Estados Unidos proíbem viagens à Coreia do Norte a partir de 1° de setembro e dizem que os americanos devem deixar o País 2017-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar