Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os Estados Unidos querem tornar as leis de imigração ainda mais rigorosas

Compartilhe esta notícia:

O presidente Donald Trump. (Foto: Reprodução)

Os Estados Unidos apresentaram ao Congresso do país uma lista de propostas para tornar as leis de imigração ainda mais rigorosas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, apresentou no domingo (8) um plano de prioridades em política migratória que condiciona a proteção aos jovens conhecidos como “dreamers” (trazidos ilegalmente para os Estados Unidos ainda crianças) ao financiamento total de um muro na fronteira com o México.

Em uma “lista de princípios” apresentados em documentos divulgados pela Casa Branca para fazer parte de qualquer acordo de imigração no Congresso, o governo também pressionou por maior repressão contra menores não acompanhados que entram hoje nos Estados Unidos, muitos deles vindos da América Central. 

O governo Trump quer que as políticas mais repressivas guiem a reforma da imigração no Congresso e acompanhem um projeto de lei para substituir o chamado Daca, o programa do governo de Barack Obama que protegeu quase 800 mil dreamers da deportação e permitiu que eles obtivessem permissões de trabalho. Trump chegou a dizer que protegeria os jovens, mas depois mudou de ideia e limitou a renovação de seus vistos.

Oitenta e dois por cento dos americanos querem que esses jovens permaneçam lá.

Trump, que em setembro anunciou o fim da proteção a esses imigrantes, agora quer impor condições para devolver o benefício. Entre elas, a liberação de recursos para construir o muro na fronteira com o México e o corte de verbas federais das chamadas “cidades santuário”, que são mais flexíveis com imigrantes em situação irregular.

O governo Trump também quer punir criminalmente as pessoas que ficarem nos Estado Unidos mais do que o tempo permitido pelo visto. As propostas incluem um pedido de fundos para contratar mais 370 juízes de imigração, 1 mil advogados da Agência de Imigração e Alfândega, 300 promotores federais e 10 mil agentes adicionais para impor leis de imigração.

Os líderes da oposição democrata criticaram a proposta. Disseram que o governo não pode estar falando sério ao apresentar uma lista de exigências que é o oposto do que toda a comunidade de imigrantes representa. Trump também recebeu críticas dentro do próprio Partido Republicano. Desta vez, sobre o temperamento dele.

Terceira Guerra Mundial

O respeitado senador Bob Corker disse em uma entrevista ao jornal The New York Times que o presidente age como se estivesse em um “reality show” e faz ameaças tão irresponsáveis a outros países que vai acabar levando os Estados Unidos à Terceira Guerra Mundial.

Estou preocupado” e “isso deveria preocupar todos aqueles que amam nosso país”, acrescentou o político em entrevista. Antes desse ataque, o respeitado senador de 65 anos lamentou ser “uma pena que a Casa Branca tenha se tornado uma creche para adultos”, depois de ter sido atingido pela salva de tuítes matinais de Trump.

Corker, um respeitado senador moderado que chegou a apoiar Trump, tornou-se nos últimos meses o crítico republicano mais franco ao presidente. Recentemente, afirmou que apenas a presença de generais no círculo mais próximo de Trump impedia que a Casa Branca mergulhasse no caos.

Trump não fez nenhuma referência a esses comentários em seus tuítes de domingo, mas atacou Corker por sua recente decisão de não tentar a reeleição ao Senado e observou que, como presidente do Comitê de Relações Exteriores, o senador do Tennessee tinha uma grande responsabilidade pelo que Trump considera um péssimo acordo nuclear com o Irã.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bancos gregos reabrem após três semanas com as portas fechadas
A fúria de Donald Trump rompe alianças e ameaça agenda nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/os-estados-unidos-querem-tornar-as-leis-de-imigracao-ainda-mais-rigorosas/ Os Estados Unidos querem tornar as leis de imigração ainda mais rigorosas 2017-10-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar