Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Os gaúchos evitaram as compras de última hora e as vendas de Natal cresceram 6% nos supermercados

Compartilhe esta notícia:

Até a noite passada, a medida estava confirmada apenas para as redes Zaffari e Wallmart. (Foto: Agência Brasil)

A ocorrência da véspera de Natal, dia 24, em uma segunda-feira, foi determinante para que os supermercados gaúchos tenham alavancado um crescimento de 6% nas vendas de produtos típicos para a data, neste ano, em comparação com o ano passado. O crescimento supera as expectativas do setor, que projetava um incremento entre 3% e 4% nas vendas.

Segundo o presidente da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados), Antônio Cesa Longo, o calendário favorável com cinco finais de semana em dezembro possibilitou que os consumidores buscassem melhores opções em preços, visitando mais vezes o ponto de venda e fracionando suas compras para a data em diferentes dias do mês.

“Além disso, com a véspera do Natal em uma segunda, os consumidores tiveram três dias para adquirir os itens que faltavam para a ceia, evitando concentração e filas no último dia”, detalha Longo. As compras de última hora representaram somente 25% do total vendido, um número baixo em relação a Natais anteriores. “Houve uma programação maior e mais pesquisa de preços, já que os supermercados registraram 5% mais visitas de clientes em suas lojas do que no ano passado”, observa Longo.

A criatividade das empresas do segmento supermercadista e as promoções proporcionadas na última quinzena pela indústria também alavancaram o crescimento das vendas, resultando em uma redução média de 4% no preço dos produtos típicos de Natal em relação à festividade de 2017.

Bebidas em alta

O item com maior destaque em crescimento de vendas, neste Natal, foi a categoria de cervejas. “Puxadas pelas embalagens para presente e pelos produtos especiais/artesanais, as cervejas registraram um crescimento de 15% nas vendas”, pontua Longo. Outra bebida em destaque foi o espumante, com crescimento de 6% na comparação com o ano passado. “Os supermercados já estão reforçando os estoques para a semana do Réveillon, quando os espumantes são o item mais procurado pelos clientes”, destaca o presidente da Agas.

Com relação aos presentes, os pequenos carrinhos e bonecas de baixo custo foram os carros-chefes, além das caixas de bombons, que registraram crescimento de 5% nas vendas. Para a semana do Ano-Novo, além dos espumantes, os supermercados apostam na comercialização de itens típicos como lentilha, carne suína, sobremesas e outras bebidas.

Abertas as inscrições para o curso livre de Gestão em Supermercados

As inscrições para o curso livre de Gestão em Supermercados – GES de 2019 estão abertas. O GES chegará no próximo ano à sua 11ª edição e, pela primeira vez, será oferecido em Pelotas, onde os encontros acontecerão sempre às quartas-feiras. As outras cidades serão Porto Alegre, com aulas às terças-feiras, e Santa Maria, que terá turma novamente após o intervalo de um ano, com reuniões às quintas-feiras.

O GES desenvolve lideranças do setor em seis aspectos-chave para a mudança de resultados nas organizações: RH, Jurídico, Marketing, Operação de Loja, Administrativo e Gestão Financeira. O curso tem duração de seis meses, contando com encontros semanais, e as aulas têm duração de oito horas, com início previsto para 26 de março na Capital, 10 de abril em Pelotas e 25 de abril em Santa Maria. Em janeiro, a Associação irá confirmar os endereços em que os encontros irão acontecer. Inscrições e informações sobre valores através do e-mail ges@agas.com.br ou do telefone (51) 2118-5230.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Cada brasileiro consumiu neste ano 839 xícaras de café, maior média do mundo
Em seu primeiro Natal preso, Lula pede para a sua militância não ter medo dos “valentões”
https://www.osul.com.br/os-gauchos-evitaram-as-compras-de-ultima-hora-e-as-vendas-de-natal-cresceram-6-nos-supermercados/ Os gaúchos evitaram as compras de última hora e as vendas de Natal cresceram 6% nos supermercados 2018-12-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar