Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Sine de Porto Alegre abrirá 161 vagas nesta segunda-feira

Os índios gaúchos começarão a ser vacinados contra a gripe nesta terça-feira

Imunização tem como foco 23 mil indivíduos em 140 aldeias no Estado. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Localizada em Porto Alegre, a aldeia Van Kã foi escolhida para a solenidade de abertura do mês de vacinação dos povos indígenas contra a gripe, nesta terça-feira. A ação faz parte de uma estratégia da Opas (Organização Panamericana de Saúde) para ampliar a cobertura da imunização desse segmento populacional contra o vírus influenza.

A Região Metropolitana da Capital tem 26 aldeias inseridas na iniciativa, de um total de 140 em 65 municípios gaúchos, totalizando 23 mil indivíduos. A aplicação das doses, coordenada por equipes multidisciplinares, segue um calendário que pode variar conforme a cidade.

De acordo com o governo do Estado, o índice de vacinação no Rio Grande do Sul é considerado alta, chegando a atingir mais de 90% da população aldeada em anos anteriores.

Ações complementares

Durante um período de dez dias, a imunização nessas comunidades será acompanhada de atividades complementares como vermifugação e avaliações de saúde bucal, estado nutricional, crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 5 anos, bem como acompanhamento de idosos e deficientes, triagem de doenças crônicas e realização de rodas de conversa para orientações específicas.

Na capital gaúcha, essas ações serão realizadas pela Emsi (Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena) do polo-base Porto Alegre, com o apoio dos profissionais de áreas técnicas do Dsei-IS (Distrito Sanitário Indígena – Interior Sul), além da parceria com os profissionais ligados às prefeituras.

As CRS (Coordenadorias Regionais de Saúde) da região auxiliam na divulgação das atividades nos municípios, bem como acompanhar as atividades. Os outros polo-base estão distribuídos por Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Canela, Canguçu, Charqueadas, Cristal, Cruzeiro do Sul, Eldorado do Sul, Estrela, Farroupilha, Lajeado, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, São Leopoldo e Tabaí.

(Marcello Campos)

Deixe seu comentário: