Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Os jogos escolares do Rio Grande do Sul passarão por mudanças em 2018

Compartilhe esta notícia:

Ganhadores de medalhas nos Jogos Escolares da Juventude em 2017 são recebidos pelo governador José Ivo Sartori. (Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini)

Os Jergs (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), competição organizada pela Seduc (Secretaria da Educação) e que movimenta 140 mil alunos de 438 municípios (são mais de 2,2 mil escolas públicas), passarão por mudanças em 2018 para se adaptarem aos Jogos Escolares da Juventude, a competição nacional dos estudantes-atletas, que também vão estrear nova fórmula.

A troca mais significativa se refere à subdivisão da competição nacional, que passa a ter uma fase regional: os 27 Estados foram divididos em três grupos de nove, no qual apenas os dois primeiros avançam para a final (eles vão se juntar a outros seis concorrentes, pré-definidos). Essa fase final passará a ter divisão única (eram três) e reunirá apenas 12 participantes até 2017, os 27 Estados ingressavam direto nesta fase final.

Outra mudança prevista para os Jergs diz respeito às datas. As modalidades individuais, como o atletismo, ganharam mais prazo antes, o Estado precisava definir até o início de agosto os representantes da categoria infantil (12 a 14 anos), que disputavam os Jogos Escolares da Juventude em setembro. Em 2018, a final ocorre em novembro, o que dá mais tempo de preparação.

Fórmula

Ainda no caso de um dos quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei, todos no masculino e no feminino), a fórmula classificatória também será diferente em 2018. Mesmo as escolas que ficaram na terceira posição em cada modalidade ainda terão chances de representar o RS na competição nacional até então, só o vencedor poderia disputar a seletiva, contra o vencedor das escolas particulares (Cergs).

Os Jergs começam a disputa já no mês de março. Os Jogos da Juventude, neste ano, estão marcados para novembro nas duas categorias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Diminui a adesão aos protestos contra Dilma
A Receita Federal da Espanha acusou Cristiano Ronaldo de declarar só 4% do que ganhou com patrocínios
https://www.osul.com.br/os-jogos-escolares-do-rio-grande-do-sul-passarao-por-mudancas-em-2018/ Os jogos escolares do Rio Grande do Sul passarão por mudanças em 2018 2018-01-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar